The Biography Channel celebra os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa com a estreia da biografia do desenhista
Com depoimentos de Pelé, Luciano Huck, Ivete Sangalo, Herbert Vianna, Ziraldo e de cartunistas internacionais, entre outros, a produção será exibida para toda a América Latina
Há cinco décadas, Mauricio de Sousa exerce papel fundamental no desenvolvimento e promoção da cultura brasileira, dentro e fora do País. Criador de ícones pop, como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, seu trabalho encanta crianças e adultos de todas as idades. Como parte das comemorações dos 50 anos de carreira do desenhista, o The Biography Channel (Bio), um canal do grupo A&E, estreia o Biography: Mauricio de Sousa no dia 18 de julho, sábado, às 22h, exatamente na data em que se celebra esse meio século de sucesso.
Inédito e exclusivo, o programa narra a trajetória deste gênio dos quadrinhos, que começou a trabalhar como jornalista e hoje é dono de um império: da infância, abordando sua forte ligação e a influência da família em sua carreira, à consagração, com cerca de um bilhão de revistas publicadas e 100 empresas nacionais e internacionais licenciadas para lançar, aproximadamente, três mil produtos com a marca Mauricio de Sousa em 120 países.
O documentário é, acima de tudo, uma homenagem ao homem, ao artista e ao seu legado. Como o próprio desenhista diz no programa, "o Brasil me deu uma bela e gostosa moldura: o povo e a sensibilidade da população. Talvez se eu estivesse em outro tipo de país, em outra cultura, eu não tivesse essa liberdade de criação que eu tenho aqui. E com isso eu falo para o Brasil e eu posso falar para o mundo, por que criança é igual no mundo inteiro".
Biography: Mauricio de Sousa traz entrevistas e depoimentos de familiares, de pessoas que inspiraram seus personagens e de admiradores, como Pelé, Luciano Huck, Herbert Vianna, Ivete Sangalo e Roberto Civita. Destaque também para testemunhos de Ziraldo e cartunistas internacionais, entre eles Jim Davis (criador de Garfield), Mort Walker (criador de Recruta Zero) e Chris Browne (desenhista e filho do criador de Hagar); e de representantes de órgãos internacionais, como a Dra. Mirta Roses Periago – diretora da Pan American Health Organization (PAHO) e Rosangela Berman Bieler – Projetos de inclusão do Banco Mundial.
Para Ziraldo, "a Mônica está incorporada à vida do brasileiro. As pessoas citam a Mônica como uma coisa pertencente a nossa vida diária. Não só a Mônica, como também o Cebolinha, o Cascão". Jim Davis, criador de Garfield, afirma que "Mauricio é certamente um cartunista internacional, porque ele lida com o tipo de situação e tem o tipo de personagem com o qual todos podem se identificar. Ele tem o tipo de humor que se traduz em todas as línguas, pois ele basicamente lida com relações humanas".
O documentário é uma realização da produtora Videografia. Tem direção de Renato Barbieri, que também assina a produção ao lado de Marcus Ligocki, e pesquisa de Victor Leonardi, com direção de arte de Marisa Rabelo e Diego Avesani. A produção executiva é de Daniel Alvarez e Eduardo Ruiz, do A&E Latin America.
Biography: Mauricio de Sousa
Estréia dia 18 de julho, sábado, às 22h
Reapresentações: 19/7, às 11h e às 15h; 22/7, às 17 e às 21h; e 23/7, às 14h
Exibição especial Dia dos Pais: 09/8, às 8h e às 16h
Mauricio de Sousa
Nascido em Santa Isabel, município de São Paulo, em 27 de outubro de 1935, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) como repórter policial. Em 1959, desenhou sua primeira história em quadrinhos, que foi aprovada pelo jornal. O protagonista das tiras era o cãozinho azul Bidu. O sucesso imediato permitiu a Mauricio de Sousa criar seus heróis clássicos da Turma da Mônica.
Em 1970, lançou a revista Mônica, cuja personagem foi inspirada em sua segunda filha. As franquias assinadas por Mauricio de Sousa já passaram pelas Editoras Abril e Globo. Desde 2007, seu contrato pertence à multinacional italiana Panini, que distribui, inclusive, a atual versão em mangá da Turma da Mônica Jovem – o maior sucesso no ramo dos quadrinhos dos últimos 30 anos. Ainda em 2007, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor Para Crianças da UNICEF, enquanto sua principal personagem (Mônica) ganhou o título de embaixadora da entidade.
Comentários