ESPECIAL INFINITO

Domingos de outubro, 23h

Reapresentação sábados, 1h


A literatura e o cinema contemporâneos têm produções inesquecíveis que retratam o fenômeno social da máfia, do tráfico de drogas e de todas as suas derivações. A atração do público é imediata quando se trata de gângsteres e mafiosos que disputam com violência o controle de negócios obscuros. Em outubro, o Infinito apresenta um especial que dará o que falar, com cinco documentários sobre histórias reais que poderiam dar origem aos melhores filmes do gênero: Cocaine Cowboys 1 e 2, Os Reis Latinos: História de uma Gangue de Rua, Alex James, Memórias de um Viciado e Férias sem Volta. No último domingo, encerramos com Profissão de Risco, o filme de Ted Demme que retrata de modo brilhante a vida turbulenta de George Jung, o homem que nos anos 1970 estruturou o mercado de cocaína nos Estados Unidos.



03/10

COCAINE COWBOYS 1


Os fatos reais que este documentário relata inspiraram filmes geniais como Miami Vice, de Michael Mann, e Scarface, de Brian De Palma. Esta produção fascinante analisa os anos entre o fim da década de 1970 e começo da década de 1980 em que Miami – o "paraíso perdido", segundo uma capa da revista Times da época – se destacava como a rainha do luxo e da ostentação, mas também da violência e do crime organizado, considerada o epicentro do tráfico de drogas.


10/10


COCAINE COWBOYS 2

Griselda Branco foi a grande líder do tráfico de cocaína em Miami nos anos 70 e 80. Nascida na Colômbia, depois de uma infância muito difícil, Griselda migrou para o Queens, em Nova York, em meados da década de 1970. Começou sua ascensão meteórica no mundo das drogas. Perseguida pela polícia, ela fugiu para Miami, onde rapidamente ampliou seus negócios graças à sua conexão com o Cartel de Medellín. A reputação dessa mulher sanguinária, excêntrica e implacável, também conhecida como "A Madrinha", se deve às centenas de assassinatos que ela cometeu em Miami. Griselda também foi acusada de planejar o sequestro de John F. Kennedy. Cocaine Cowboys II conta essa história do ponto de vista de Charles Cosby, ex-amante de Griselda, um traficante de drogas que ficou milionário dirigindo os negócios dela.


17/10


OS REIS LATINOS: A HISTÓRIA DE UMA GANGUE DE RUAProduzido pela HBO®

Os Reis Latinos são a maior e mais perigosa gangue das ruas de Nova York e, neste momento, têm ramificações no mundo inteiro. Durante décadas, eles foram sinônimo de drogas, armas e assassinatos. Quando o homicida King Blood foi preso por vários assassinatos, Antonio Fernández (King Tone) assumiu o controle da quadrilha. Em uma mudança repentina de orientação, o novo líder decidiu afastar a gangue do crime e estimulou os garotos a largar as armas, a ir para a escola e a dar valor à herança latina de uma maneira positiva. Os Reis Latinos conta como, em vários bairros pobres, King Tone foi proclamado herói das classes baixas. A polícia, no entanto, alegou que tudo não passava de uma cortina de fumaça que Fernández utilizava para esconder as atividades ilegais do grupo e o levou para a cadeia diversas vezes por tráfico de drogas.


24/10

COCAINE DIARIES: ALEX JAMES IN COLOMBIA – Produzido pela BBC ®

A Colômbia hoje é responsável por 62% da produção mundial de cocaína. Um volume astronômico, que já supera as 600 toneladas por ano em um mercado que movimenta mundialmente mais de 70 bilhões de dólares. Neste documentário, Alex James, baixista da banda britânica Blur e ex-viciado confesso, decidiu viajar para a Colômbia a convite do governo para presenciar em primeira mão o que a indústria do tráfico de cocaína está fazendo com o país e o povo. Com um acesso praticamente irrestrito, James se encontrou com camponeses, vendedores e forças de segurança. Uma viagem marcante para quem, nos momentos mais dramáticos do vício, admite ter gasto 1,5 milhão de dólares em cocaína.


FÉRIAS SEM VOLTA


Este documentário mostra a vida de sete mulheres estrangeiras condenadas por tráfico de drogas na Colômbia. A produção foi gravada durante quatro anos e acompanhou essas mulheres – mais conhecidas como "mulas", pela atividade que desempenharam – nas suas várias etapas durante a estada na prisão do Buen Pastor, em Bogotá.



31/10


PROFISSÃO DE RISCO


Quilos de cocaína e milhões de dólares... O sonho americano de George Jung se torna realidade a passos largos. George rapidamente se torna o maior traficante de cocaína dos anos 70 nos Estados Unidos e a principal conexão entre o cartel colombiano da droga dirigido por Pablo Escobar e o mercado norte-americano. Mas nem tudo continuará de vento em popa: o poder cegará Jung e o levará ao seu pior pesadelo. O filme é protagonizado por Johnny Depp, Penélope Cruz, Ray Liotta e Franka Potente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado