“SPIRIT OF THE ORCHID ISLAND” VAI AO AR NO GLOBOSAT HD MOSTRANDO A VIDA DO POVO TAO

Programa segue escritor Syaman Rapongan em um passeio pela ilha vulcânica localizada na costa sul de Taiwan 

  • Crença do povo Tao respeita de forma profunda a natureza e seus animais 
  • Documentário vai ao ar quinta-feira, dia 3, às 20h30 

O Globosat HD mostra em "Spirit of the Orchid Island" como é a vida dos Tao, um pequeno povo localizado na Ilha Orchid, na costa sul de Taiwan, e que possuem uma profunda ligação com as florestas e o oceano. O documentário fornece uma perspectiva única sobre a ilha e seu povo enquanto Syaman Rapongan, um talentoso e respeitado escritor Tao, revela as tradições de sua tribo e a visão da natureza. O documentário vai ao ar quinta-feira, dia 3, às 20h30.

A ilha vulcânica do oceano Pacífico, localizada na costa sul de Taiwan e com uma exuberante floresta tropical, possui mais de mil tipos de peixes e numerosas serpentes do mar habitando os recifes de corais, enquanto as densas florestas são lares de corujas, pombos, borboletas e uma série de répteis e aranhas enormes. Mas este não é um paraíso deserto, é também lar de uma cultura única, o povo Tao. Eles chegaram das Filipinas há quase mil anos e seu conhecimento e respeito pela floresta e oceano são os responsáveis por preservar a natureza selvagem e intocada da ilha. Embora seu mundo esteja mudando depressa, as crenças espirituais e a ligação com a natureza sobrevivem. 

Syaman Rapongan evita Taiwan para viver como um verdadeiro Tao e captar a cultura local através de suas palavras. Ele atua como um guia apaixonado nas coloridas cerimônias, rituais e tabus da ilha e o documentário segue seus esforços para construir um barco feito à mão e viver da maneira tradicional Tao, levando peixe para sua família. Ele visita os anciãos da cidade em casas subterrâneas de madeira para ouvir suas crenças e canções antigas. Os ensinamentos do povo Tao sobre a ilha e a sua cultura milenar tem muito a dizer a um mundo moderno, cujos valores perderam contato com a natureza. 

O filme cobre a Cerimônia do Peixe Voador, que inicia a temporada de pesca, assim como os pequenos festivais que marcam importantes etapas do ano Tao e mostra a prática da construção de um barco. Aborda ainda o complexo sistema de crenças, medos e respeito pelos espíritos da natureza e do mal, garantindo que a maior parte da floresta e do oceano continue inacessível. Há muitos anos o povo Tao sabe da importância de deixar um ambiente saudável para os seus descendentes, algo que o resto do mundo descobriu recentemente. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado