CANAL BRASIL ESTREIA TEATRO SEM FRONTEIRAS


Dirigida por Evaldo Mocarzel e Ava Rocha, a série "Teatro sem fronteiras" mostra oito importantes espetáculos do teatro experimental através da linguagem cinematográfica. A atração estreia no dia 6 de novembro, domingo, às 20h30, no Canal Brasil. "A série focaliza a vitalidade e a efervescência do teatro paulistano contemporâneo, embora muita coisa tenha sido filmada fora de São Paulo, mas são todos grupos paulistanos interagindo em outros estados", explica Evaldo.

As ruas das cidades, prédios históricos abandonados ou até mesmo andaimes de construções tornam-se palco para a reconstrução do modelo dramatúrgico. Mesmo em espaços convencionais, companhias arriscam novas instalações, luzes e cenários buscando outra significação. "Esse é o tema central da nossa série, esse teatro que corre riscos, que faz peças sem luz elétrica, que pendura atores nas alturas e que usa vozes fora de sincronia", diz o diretor.

Dividido em oito episódios, o programa acompanhou as montagens de "Hysteria", "Hygiene", "Festa de Separação" (Grupo XIX de Teatro), "Assombrações do Recife Velho", "Memória da Cana" (Os Fofos Encenam), "Vila Verde" (Satyros), "Kastelo" (Teatro da Vertigem) e "A Última Palavra é a Penúltima" (Teatro da Vertigem, Zikzira e LOT). O episódio de estreia acompanhou o espetáculo "Hysteria", que fala sobre mulheres que eram consideradas histéricas no século XIX. 

Com a mistura entre teatro, documentário e videoarte, o programa contou com difíceis condições de filmagem, o que levou os diretores a observarem planos inusitados e embarcarem juntos em uma nova linguagem audiovisual. A imersão nas obras não se dá apenas pelo material apresentado nas imagens, mas no momento de sua realização. Cada cidade por onde passaram os espetáculos em questão – Recife, Santa Catarina, Rio Branco e São Paulo – teve um montador específico.

Serviço: Teatro sem fronteiras
Horário: domingo, às 20h30
Alternativos: terça, às 10h
Classificação etária: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado