TV5MONDE ESPECIAL Dia Internacional dos Direitos do Homem - estreia UM CERTO SENHOR JOINET documentário inédito

EM CELEBRAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM, 10 DE DEZEMBRO, TV5MONDE APRESENTA A PREMIÈRE MUNDIAL DO DOCUMENTÁRIO "UM CERTO SENHOR JOINET"

 

SAB 10 – 15:00

ESTREIA

UN CERTAIN MONSIEUR JOINET (Um certo Senhor Joinet)

Documentário inédito

França, 2011

Duração: 52 min

 

Direção: Frantz Vaillant

 

Sinopse

Louis Joinet é um homem extraordinário. Magistrado atualmente aposentado, este incansável defensor dos direitos humanos evoca no documentário a luta de uma vida a serviço dos oprimidos. Cinquenta anos de paixão que nos conduzem à Argélia durante a guerra, à América Latina durante as ditaduras, mas também à França com o problema basco e o terrorismo político, além da Tunísia com a primavera árabe. Relatando histórias às vezes saborosas, às vezes terríveis, Louis Joinet explica a luta contra a impunidade e o princípio de imprescritibilidade das violações mais graves (crimes contra a humanidade, crimes de guerra...). Com ele, conheceremos os bastidores do seu engajamento através de uma incrível carreira: inicialmente educador de rua e depois fundador e primeiro presidente do Sindicato da Magistratura, Louis Joinet foi Diretor da Comissão Nacional da Informática e das Liberdades (CNIL na sigla em francês), conselheiro jurídico junto aos palácios de Matignon e do Eliseu, além de, durante 35 anos, relator especial das Nações Unidas sobre as questões da impunidade. Foi ele o redator, em 1988, da primeira declaração da ONU contra os desaparecimentos forçados, um dos mais importantes avanços do Direito Internacional.  

 

Com depoimentos inéditos de seus amigos Stéphane Hessel (diplomata e escritor), Luis Moreno Ocampo (procurador da Corte Penal Internacional) e Shirin Ebadi (advogado iraniano, Prêmio Nobel da Paz).

 

 

LEGENDAS EM PORTUGUÊS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado