TV Cultura exibe documentário especial sobre a Pinacoteca de São Paulo

Longa, que retrata a importância do museu no cenário nacional das artes e, sobretudo, seu conteúdo expositivo, irá ao ar neste sábado (10/12), a partir das 19h

 


A relação entre a trajetória da Pinacoteca do Estado de São Paulo e a história da arte no Brasil é quase metonímica. As 9 mil peças que o acervo possui passam pelo classicismo, modernismo, regionalismo, arte contemplativa, pela influência das vanguardas europeias. A prova desta confluência de movimentos, fundamental para a consagração das artes plásticas no país, é a exposição (de longa permanência em cartaz) Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca de São Paulo.

 

É com base nela, e no período de reforma do espaço onde está exposta – o 2º andar –, que a TV Cultura apresenta neste sábado (10/12), às 19h, um documentário especial sobre o museu, sua importância no cenário nacional das artes e, sobretudo, seu conteúdo expositivo.

 

Pinacoteca: um novo olhar ressalta a carreira de artistas como Anita Malfatti e Almeida Júnior, discute a função da Pinacoteca enquanto instituição e patrimônio cultural e mostra bem de perto como se deu o processo de restauração e conservação das obras da exposição Arte no Brasil.

 

Na lista de entrevistados estão Andrea Matarazzo, secretário de Cultura do Estado; Marcelo Araújo, diretor executivo da Pinacoteca; Ivo Mesquita, curador-chefe; Valéria Piccoli, curadora do núcleo de pesquisa; Ana Paula Nascimento, pesquisadora da Pinacoteca; Maria Adelaide Amaral, dramaturga; entre outros.

 

A direção geral é de Helio Goldsztejn. Duração: 54 minutos. Classificação indicativa: livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado