Grupo RBS lança Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística

Programa Painel RBS, com a presença do ministro do STF Ayres Britto, marcará apresentação do documento nesta sexta-feira (9)

 

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, é o convidado especial do Painel RBS que será realizado nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre. A presença do ministro marcará o lançamento do Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS, um conjunto de orientações para servir de referência aos profissionais da área editorial da empresa com o objetivo de assegurar ao público informação independente e transparente e pluralidade de opiniões.

 

Reconhecido defensor da liberdade de expressão e de imprensa, Ayres Britto foi convidado a participar do evento para tratar do tema "Liberdade de Expressão e Transparência Pública". O ministro foi o relator no STF da ação que resultou na derrubada da Lei de Imprensa, em 2009. Ele será entrevistado pelos colunistas de política do Grupo RBS Rosane de Oliveira e Moacir Pereira, com mediação da jornalista Carolina Bahia.

 

– Nós somos defensores intransigentes da liberdade de imprensa e de expressão. Nosso novo Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística foi elaborado como uma ferramenta para avançarmos ainda mais na transparência com o público e na forma como fazemos comunicação e jornalismo, numa síntese da linha editorial da empresa, dos princípios e valores que a RBS defende, sempre sob a perspectiva do interesse público e coletivo – afirma Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS.

 

Acompanhado por uma plateia de convidados de poderes e entidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o programa de uma hora e meia será realizado na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, e terá transmissão ao vivo a partir das 10h30 pela TVCOMRádio Gaúcha (93.7 FM e 600 AM), CBN Diário (740 AM, na Grande Florianópolis) e pela internet (www.painelrbs.com.br).

 

Sobre o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística

 

Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS reúne normas e procedimentos para serem utilizados como ferramentas práticas por profissionais da empresa. Em 52 páginas, o guia traz definições sobre a linha editorial do Grupo, os princípios éticos que orientam a produção jornalística dos veículos e a conduta dos profissionais da empresa, além de temas atuais, como a comunicação digital e a relação com a publicidade. Um capítulo especial é dedicado à autorregulamentação, conjunto de instrumentos adotados voluntariamente pelas redações dos veículos da RBS com o sentido de tornar mais transparente e precisa a produção de conteúdos. Elaborado pelo Comitê Editorial, o documento segue orientações da Unesco, de códigos nacionais e internacionais e do Programa de Autorregulamentação permanente difundido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O conteúdo completo do guia estará disponível no site do Grupo RBS a partir desta sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado