SescTV exibe documentário inédito sobre o processo de criação do espetáculo teatral “O Idiota – Uma Novela Teatral”

  
A peça é baseada na obra "O Idiota", do escritor russo Dostoiévski 
  
  
  
Documentário O Idiota, Ensaios no Abismo, que estreia no dia 25 de março, domingo, às 21h, no SescTV, expõe o processo de criação do espetáculo O Idiota – Uma Novela Teatral - dirigido por Cibele Forjaz e inspirado no romance O Idiota, do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821 – 1881) -, que esteve em cartaz no Sesc Pompéia, na capital paulista, em 2010. 
  
Com direção para TV de Danilo Concilio, o programa mostra os ensaios dessa peça que passou por unidades do Sesc nas cidades de Araraquara, São José dos Campos, Santo André, Campinas, São José do Rio Preto, São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru; as experiências dos diretores e atores; e a importância da participação do público nos ensaios e nas oficinas oferecidas após os ensaios. 
  
O documentário abre falando sobre o abismo existente nos personagens de Dostoiévski. Para Cibele, cada uma dessas figuras tem a sua individualidade, caracterizando na obra do escritor uma série de mundos em choque. Ela acredita que é por isso que as obras do escritor são tão adaptadas para o teatro e para o cinema. 
  
Cibele comenta sobre a ideia do processo aberto para o público, que foi sendo construído, como uma novela, episódio por episódio, a cada cidade que chegava. Ary Porto, que adaptou o romance para o teatro, lembra que muitas vezes o texto foi improvisado só para ter a interferência do público, e aborda a importância da conversa com o espectador no final de cada ensaio, servindo de suporte para avaliar o espetáculo. Público esse, que participou das oficinas em áreas de criação envolvidas com a peça, como cenografia, figurino, direção e música. 
  
Porto recorda ainda o seu primeiro contato com o livro, em 1994, e o que fez para adaptar, para o teatro, essa obra com 700 páginas e 50 capítulos, considerada por todos da peça como um talismã, pois, além de servir de referência para eles, também foi usada como objeto de cena. 
  
Realizado pelo Sesc São Paulo, o documentário O Idiota, Ensaios no Abismo destaca o elenco - que é formado por atores de diversas companhias de teatro,  como o Teatro Oficina e o Teatro da Vertigem, agregando ao espetáculo as particularidades relacionadas ao grupo de cada um;  fala sobre os ensaios, que aconteceram nas oito cidades, resultando em sete horas de trabalho, que foram divididas em três episódios e estrearam no Sesc Pompeia em três dias distintos; e  contempla trechos do espetáculo e os bastidores da montagem do cenário no Sesc Pompeia, além das viagens de ônibus que levou toda a equipe para as cidades do interior. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Documentário 
O Idiota, Ensaios no Abismo 
Estreia: 25/03, domingo, às 21h 
Direção para TV: Danilo Concilio 
Classificação Indicativa: 12 anos 
  
Espetáculo 
O Idiota – Uma Novela Teatral 
Direção: Cibele Forjaz 
  
  
Realização: Sesc São Paulo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado