Documentário sobre a poetisa Ana Cristina Cesar estreia no SescTV
Bruta Aventura em Versos vai ao ar dia 16/05, às 23h
Quem foi Ana Cristina Cesar? O documentário Bruta Aventura em Versos, dirigido por Letícia Simões, traça o perfil da poetisa carioca, autora do livro A Teus Pés, cuja obra serve de inspiração para diversos artistas. Pela primeira vez noSESCTV, a atração vai ao ar no dia 16/05, sexta-feira, às 23h.
O documentário revela as faces de Ana Cristina Cesar (1952-1983), poetisa, apaixonada por cartas, que buscava um olhar feminino e criava uma falsa intimidade com os leitores. Heloísa Buarque de Hollanda, crítica e ensaísta, descreve a obra da poetisa. "Era uma coisa meio cifrada, fragmentada. Estranho que não tinha nada que a identificasse como poesia, porque não tinha rima, não tinha ritmo de poesia, era uma anotação. Mas era uma anotação que tinha uma carga poética muito grande. Eu fiquei muito fascinada", diz.
"Ela era muito discreta na vida pessoal e bastante indiscreta na poesia", acredita Armando Freitas Filhos, curador da obra da escritora.
Ana começou muito cedo a se interessar pela arte da escrita. Com sete anos publicava poemas no suplemento literário do jornal Tribuna da Imprensa. A poetisa despontou no período da chamada poesia marginal, na década de 1970. Seu trabalho serviu de inspiração para o espetáculo Tudo que eu Nunca Te Disse, da Companhia de Dança Marcia Rubin. E foi tema da peça Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar, de direção de Paulo José. Ana descreve sucintamente sua obra como: "Isso aqui não é um livro, isso aqui sou eu".
Comentários