Série especial sobre os BRICs traz um olhar diferenciado sobre os grandes países emergentes

 

A partir do próximo domingo, dia 11, a GloboNews exibe uma série especial sobre os BRICs. Com quatro episódios, a série aborda cada um dos quatro países que integram o chamado clube dos grandes emergentes, junto com o Brasil. Sempre tentando ir além das simplificações ou do exotismo, e em meio às muitas dúvidas e incertezas que cercam essa iniciativa, a proposta é trazer um olhar novo sobre o tema. O Brasil não tem um programa próprio, mas aparece em todos os episódios, nos registros e depoimentos colhidos pela equipe do 'GloboNews Especial' nas viagens à Rússia, Índia, China e África do Sul. 

 

"Durante muito tempo a sigla BRICS  foi para mim, e imagino que seja ainda para muita gente, quase que uma abstração. Ao mesmo tempo a curiosidade jornalística indicava que valeria a pena um olhar mais atento sobre os rumos desse grupo de países tão distintos, que têm em comum o fato de serem classificados como grandes economias emergentes", diz Marcelo Lins, supervisor de programas da GloboNews e idealizador do projeto.

 

No primeiro programa da série, uma viagem à Rússia, o maior país do mundo em extensão territorial, potência no setor energético, mas que sofre os efeitos da dependência dos lucros da produção de gás e petróleo. O programa mostra  de perto a produção de petróleo na imensidão gelada da Sibéria, exatamente no momento em que estourava a crise na vizinha Ucrânia, que tem o panorama energético como pano de fundo.

 

As novas facetas da Índia serão abordadas no segundo episódio da série. Um país onde, em meio às desigualdades e à corrupção, a importância dada à educação chama atenção, e os resultados aparecem no setor de tecnologia da comunicação. O terceiro programa é dedicado à África do Sul, onde a herança do regime de segregação racial do apartheid ainda salta aos olhos. A China fecha a série, mostrando que, apesar de todas as limitações impostas pelo governo central de Pequim, a internet está promovendo uma revolução no consumo e nas relações sociais entre os chineses.

 

O 'GloboNews Especial' sobre os BRICs vai ao ar semanalmente aos domingos, a partir do dia 11, às 20h30.

 

Foto: Bastidores da equipe da GloboNews na Sibéria, Rússia.

Crédito: Divulgação/GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado