Música, ciência e história são destaques em junho na 'Sessão Philos'

Faixa exibida pelo canal +Globosat traz os documentários "Einstein Revelado", "The Blues" e "Assim Foi a História", além de concerto com a Filarmônica de Israel regida por Itzhak Perlman

Viajar pela história pode trazer conhecimentos valiosos para o presente, principalmente em uma época de grande ebulição social e de movimentos em prol de mudanças. Por isso, dois episódios da série "Assim Foi A História" - "1988" e "1989" - se destacam na programação de junho da 'Sessão Philos', faixa exibida todos os sábados, às 17h, pelo canal +Globosat, que traz uma amostra dos conteúdos do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. As outras atrações do mês são o concerto "Itzhak Perlman e a Filarmônica de Israel", o documentário "Einstein Revelado" e um episódio da série "The Blues" dirigido pelo premiado cineasta Clint Eastwood.

Os episódios de "Assim Foi A História" vão ao ar na 'Sessão Philos' do dia 7 de junho. A série dirigida por Darren Bender retrata as diversas transformações que ocorreram no mundo a cada ano, no período de 1983 a 2001, em um formato ágil e criativo. Os capítulos "1988" e "1989" mostram os fatos marcantes daquele período: a violenta luta pela independência da Irlanda do Norte, o sucesso da missão espacial Discovery, da NASA, a primeira visita do presidente americano Ronald Reagan à União Soviética e as enormes mudanças políticas e sociais como o movimento pelo fim do apartheid na África do Sul, a revolta de um grupo de estudantes chineses diante do aparentemente inabalável Partido Comunista da China e a queda do Muro de Berlim, que marcou a reunificação da Alemanha.

No sábado seguinte, dia 14, a 'Sessão Philos' traz um episódio da série "The Blues", que é composta por sete longas-metragens que captam a essência desse estilo musical. Cada história é contada por um grande cineasta, como Martin Scorcese, Wim Wenders e Mike Figgis. Aqui é a vez de Clint Eastwood homenagear os grandes pianistas do blues, que fizeram do instrumento um protagonista do estilo. Além de contar o papel importante que a música desempenha em seus filmes, o consagrado diretor de "Menina de Ouro", "Invictus" e "Bird" conversa com verdadeiras lendas do blues como Ray Charles, que revela como se interessou pela música e confessa sua paixão pelo boogie-woogie.

A música clássica dá o tom na 'Sessão Philos' do dia 21 de junho. O aclamado trio formado pela pianista Navah Perlman, o violinista Giora Schmidt e o violoncelista Zuill Bailey se apresenta ao lado da Orquestra Filarmônica de Israel em um concerto regido por Itzhak Perlman, pai de Navah. O concerto, realizado no Auditório Mann, em Tel Aviv (Israel), apresenta obras de Beethoven e Schubert.

Para finalizar a programação da 'Sessão Philos' do mês de junho, no dia 28 a atração é o físico Albert Einstein, visto de uma forma muito diferente da habitual. A partir de documentos pessoais e depoimentos de especialistas sobre o cientista, o documentário "Einstein Revelado" lança um novo olhar sobre o homem cuja incrível intuição sobre as leis essenciais da natureza mudou para sempre o que se sabe sobre o espaço, o tempo e a estrutura do universo. A primeira parte da produção mostra Einstein do início de sua carreira ao milagroso ano de 1905, quando ele faz descobertas revolucionárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

PAULISTÃO A2: TV CULTURA TRANSMITE PRIMEIRO JOGO DA FINAL ENTRE NOROESTE E VELO CLUBE