Wilson Dias e sua viola caipira em documentário e show inéditos no SescTV

 
As atrações vão ao ar no dia 15/06, domingo, a partir das 21h
  
 
                                                                                                                       Foto: Adi Leite

Documentário inédito da série Passagem de Som apresenta a história e a carreira do violeiro e compositor Wilson Dias, que leva para sua musicalidade a cultura popular e o som da viola caipira. A produção vai ar no dia 15/06, domingo, às 21h, no SescTV. Em seguida, o canal estreia show com o violeiro na da série Instrumental Sesc Brasil. Max Alvim assina a direção dos programas.
 
  
O documentário mostra o mineiro do Vale de Jequitinhonha, em Minas Gerais, Wilson Dias, no projeto Viola & Café, do Sesc Campinas, em São Paulo. O coordenador do projeto, Maurício Ricci, explica que o projeto existe desde 2006 e que as pessoas vão ali pela manhã para acompanhar a programação musical e saborear um cafezinho e um pedaço de bolo da tradição caipira. Trecho do show com Dias no projeto, ao lado do violeiro e compositor Levi Ramos, é exibido na produção. 
  
O programa acompanha ensaio de Dias na casa do violeiro Júlio Santin, na capital paulista; discorre sobre o início do interesse do artista pela viola; sua principal referência na música: o seu pai; a infância em meio à seca no Vale do Jequitinhonha; e a inspiração do violeiro na própria vida para compor suas canções. 
  
O documentário aborda os primeiros registros da música caipira, em cidades paulistas como Botucatu, Piracicaba, Sorocaba e São Manuel, e também traz bastidores do show de Wilson Dias na série Instrumental Sesc Brasil, que o canal apresenta na sequência. 
  
Neste espetáculo, Dias, que toca viola caipira, executa composições próprias, como Seu TurimMucutaAraquesta; e Zé Coco Barroco. Sobe ao palco com Augusto Cordeiro, no violão; Gladson Braga, na percussão; André Siqueira, no violão e flauta; e Pedro Henrique, no baixo. 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Passagem de Som 
  
Wilson Dias 
Estreia: 15/06, domingo, às 21h 
Reapresentações: 16/06, às 16h30; 17/06, às 09h30; 18/06, às 11h; e 19/06, às 13h. 
Classificação indicativa: Livre 
  
  
Instrumental Sesc Brasil 
  
Wilson Dias 
Estreia: 1506, domingo, às 21h30 
Reapresentações: 16/06, às 17h; 17/06, às 10h; 18/06, às 11h30; e 19/06, às 13h30. 
Classificação indicativa: Livre 
Produção: Canal Independente 
Direção para TV: Max Alvim 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado