FUTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO ‘CHARGES SANGRENTAS’ NO DIA 15/1

 

 

Filme mostra a repercussão da publicação de 12 charges de Maomé em jornal dinamarquês, há 10 anos, que causoumanifestações violentas de muçulmanos em diversos países

 

O Futura vai apresentar na próxima quinta-feira, 15, às 22h, o documentário "Charges Sangrentas" (Bloody Cartoons), de Karsten Kjaer. No momento em que o mundo acompanha os desdobramentos do atentado ao semanário "Charlie Hebdo", em Paris, o filme resgata um embate ocorrido há 10 anos. Em setembro de 2015, a publicação de 12 charges de Maomé no pequeno jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" provocou manifestações violentas de muçulmanos em diversos países. Na época, embaixadas da Dinamarca em áreas islâmicas foram atacadas. Os desenhos foram reproduzidos pelo "Charlie Hebdo" meses depois.

O diretor visitou o Líbano, o Irã, a Síria, o Catar, a França, a Turquia e a Dinamarca para conversar com pessoas que desempenharam papéis importantes durante a crise das charges. Por meio de entrevistas com líderes islâmicos, jornalistas e cartunistas, Kjaer provoca uma reflexão sobre a liberdade de expressão em uma democracia. O longa-metragem conta com depoimento do editor-chefe do jornal francês naquela ocasião, Philippe Val, que indaga: "Devemos definir quem faz as leis: os grupos religiosos ou os legisladores em uma democracia?".

"Charges Sangrentas" foi lançado com exclusividade pelo Futura no Brasil, como parte do projeto internacional "Why Democracy" (Por Que Democracia?), em 2007, que envolveu 42 emissoras de TV em 33 países para debater a democracia no mundo. O Futura, ao reexibir o documentário, pretende levar ao público a diversidade cultural e religiosa e o pluralismo de expressões e pontos de vista.

 

CHARGES SANGRENTAS

EXIBIÇÃO: Quinta-feira, 15/1, às 22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado