​'Tudo Por Amor ao Cinema' chega a TV brasileira nas telas do Canal Curta!


 
Documentário homenageia Cosme Alves Netto, curador da cinemateca do MAM

Depois de participar de festivais nacionais e internacionais, "Tudo Por Amor ao Cinema" estreia pela primeira vez na televisão. O Curta! exibe o documentário no dia 3, na Quarta de Cinema, um dia depois da data em que se completa 20 anos da morte de Cosme Alves Netto (2.02.96), personagem retratado no filme. A obra conta a história do amazonense que foi curador da Cinemateca do MAM, no Rio, por mais de duas décadas. Era um amante do cinema, responsável pela criação do acervo da cinemateca e pela preservação de centenas de filmes considerados subversivos na época da Ditadura Militar, quando chegou a ser preso e torturado nos anos de 1964 e 1969. Entre as histórias sobre ele está a de que guardava filmes com títulos falsos para protegê-los depois que viu policiais queimarem uma cópia de "O Encouraçado Potenkim". "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, por exemplo, podia ser encontrado nas prateleiras com o título "Rosa do Campo. O documentário conta com 34 entrevistas de familiares e amigos, entre eles depoimentos de Eduardo Coutinho, Cacá Diegues e Silvio Tendler; cenas de cerca de 70 filmes e imagens do arquivo pessoal.

QUARTA DE CINEMA
Tudo Por Amor ao Cinema (documentário)
Tudo por Amor ao Cinema é um filme documentário sobre um dos personagens mais importantes da História do Cinema Brasileiro: Cosme Alves Netto (1937-1996). Mais conhecido como o "Cosme" da Cinemateca do MAM-RJ, ele esteve presente entre as décadas 50 a 80 em vários episódios da história do cinema brasileiro e latino-americano, sobretudo na luta por sua divulgação e preservação. Além de revelar a intimidade da vida deste amazonense-de-todo-mundo, Tudo Por Amor ao Cinema é o único documentário brasileiro sobre a "cinefilia" e a arte de programar filmes.
Diretor: Aurélio Michiles
Duração: 98 min Ano: 2014
Estreia: 3 de fevereiro, quarta-feira, às 22h10m
Horários alternativos: Dia 4 de fevereiro, quinta-feira, às 2h10 e às 16h10/ Dia 5 de fevereiro, sexta-feira, às 10h10 e Dia 6 de fevereiro, sábado, às 22h10
Classificação: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado