DISCOVERY THEATER HD REGISTRA COM EXCLUSIVIDADE EXPEDIÇÃO QUE DESAFIA O POLO NORTE

 

 
 
 
Dupla caminha e esquia até extremo geográfico sem equipes de assistência ou suporte; jornada ganha contornos dramáticos de prova de sobrevivência
 
 
 
Cena da série
 
O Polo Norte é terra proibida para os humanos. No universo desconhecido e inóspito da calota polar, não existem quaisquer condições que favoreçam a sobrevivência de nossa espécie. Experientes aventureiros, Eric Larsen e Ryan Waters enxergam as dificuldades como um convite, e estão determinados a conquistar a natureza gelada.
 
Na quinta-feira, 14 de abril, às 21h10, o Discovery Theater HD registra a jornada da dupla com o especial inédito DESAFIO NO POLO NORTE (Last Race to The Pole). Com uma hora e meia de duração, a produção é um diário de bordo que documenta a expedição: sem equipamentos motorizados, equipes de assistência ou suporte, os dois percorrerão cerca de 800 quilômetros ao longo de dois meses, atravessando a calota polar para chegar ao extremo geográfico setentrional em tempo recorde.
 
Além de vencer os intempéries do Ártico, é preciso carregar os víveres e ferramentas em trenós que eles mesmos arrastam pela paisagem desoladora – cada um leva quase 150 quilos em equipamentos e mantimentos. A carga representa fator crítico e, ao mesmo tempo, a garantia de itens básicos para sobrevivência. Com ela, os dois transpõem fendas no gelo, nadam em trechos alagados, enfrentam temperaturas congelantes e registram a própria aventura.
 
Da beleza da aurora boreal à violência das tempestades, as circunstâncias da missão oscilam entre a aventura humana e um desafio de vida ou morte. A calota polar é o mar Ártico congelado e, com o aumento da temperatura no planeta, as condições do gelo se tornaram extremamente instáveis. O que já era perigoso passa a ser quase impossível, mas a dupla está determinada a seguir com esta que pode ser uma das últimas expedições do tipo.
 
O documentário capta vitórias e frustrações de uma façanha realizada, até hoje, por meia centena de aventureiros. Pelo caminho, os esperam as rajadas de vento cortantes, noites difíceis, fome, exaustão física e emocional, além de riscos de todo tipo – entre eles a ameaça do iminente encontro com um dos mais ferozes e adaptados predadores, o urso polar. 
 
Eric Larsen é guia de expedições na região polar e, durante os últimos 20 anos, documenta os impactos das mudanças climáticas nas grandes paisagens geladas da Terra. Em 2010, ele foi o primeiro aventureiro a chegar aos polos norte e sul e a escalar o Everest – o ineditismo consiste em realizar as três expedições em um só ano. Agora, entretanto, com o aquecimento global, Eric sabe que as dificuldades serão grandes, até mesmo para ele.
 
Ryan Waters é alpinista, guia, e já conquistou as maiores montanhas dos sete continentes. Ele esteve por duas vezes no topo do Everest e, em 2010, completou uma jornada de 70 dias rumo ao polo sul – uma expedição sem equipes de suporte ou assistência.
 
DESAFIO NO POLO NORTE começa com os treinamentos de Eric e Ryan – que incluem subir ladeiras arrastando pneus para simular o peso dos trenós –, as despedidas das famílias e os preparativos para a viagem. Depois de uma série de voos, eles chegam a Resolute, povoado no extremo norte do Canadá, com população em torno dos 240 habitantes. De lá, a dupla parte rumo à jornada épica que o Discovery acompanha em detalhes.
 
DESAFIO NO POLO NORTE (Last Race to The Pole)
Estreia: quinta-feira, 14 de abril, às 21h10
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado