Em agosto, Museu do Futebol realiza encontro de colecionadores de camisas de futebol


Espaço também exibirá filmes na Sessão Cinefoot de 16 a 19/08,  palestra sobre futebol e literatura e outras atrações para toda família

A programação cultural do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está vibrante durante o mês das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Dentre as atividades está o Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, no dia 13 de agosto, a partir das 10h00, com tema olímpico. No evento, que será realizado na área externa do museu, colecionadores poderão exibir ou trocar suas camisas raras, e os interessados, apreciar as camisas expostas. Ainda no sábado, também será realizada a 80ª Reunião aberta do Memofut, que debate sobre futebol e literatura, das 9h00 às 13h00.

O Museu oferece ainda, a  "Sessão Dente de Leite", programação composta por filmes sobre futebol voltados para o público infanto-juvenil, que acontece de 16 a 19 de agosto, com entrada gratuita.

E, continua em cartaz, a exposição temporária "O Futebol nas Olimpiadas", que reconta a trajetória do torneio olímpico de futebol, presente nos Jogos como modalidade demonstrativa em 1900 e competitiva a partir de 1908, com a participação do torneio feminino somente 88 anos depois, além de trazer cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos: um passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história, e uma homenagem, na fachada do Estádio do Pacaembu, a 27 atletas olímpicos brasileiros de diversas modalidades.

Confira a programação completa do mês.

 

80° Reunião aberta do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol

Data: 13/08

Horário: 9h às 13h

Entrada: Gratuita

Local: Auditório do Museu do Futebol

Descrição: Tradicional reunião com o Grupo de Literatura e Memória do Futebol, conta com as palestras "Campeonato Brasileiro de Seleções ", sob o comando de Rodrigo Saturnino Braga; "Os Primórdios do Futebol de Campinas", com André Martins e "Foot Ball: o Início no Interior Paulista ", de José Roberto Fornazza.

 

20° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol

Data: 13/08

Horário: 10h às 17h

Entrada: Gratuita

Local: Área Externa do Museu do Futebol

Descrição: O Encontro de Colecionadores deste mês terá como tema as Olimpíadas.

O evento é uma oportunidade dos colecionadores mostrarem ou trocarem suas raridades. Para participar não é necessário colecionar camisas, qualquer pessoa interessada pelo tema pode comparecer.

O encontro é uma parceria com o site Minhas Camisas, comunidade de colecionadores que reúne aficionados e apreciadores de camisas de futebol.

 

Ateliê Maria Flôr

Data: 13 e 14/08

Horário: 11h às 16h

Local: Museu do Futebol - Sala Osmar Santos

Descrição: Monitores do Ateliê Maria Flôr realizarão oficina de colagens em comemoração ao Dia dos Pais.

 

 

Cinefoot – Edição Extraordinária

Data: 16 a 19/08

Horário: Das 10h às 16h

Local: Auditório do Museu do Futebol (Sujeita a lotação do espaço, capacidade: 174 lugares).

Entrada: Gratuita

Descrição: O único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina apresenta uma edição especial no mês de agosto: é o Cinefoot Extraordinário.

Um recorte curatorial especialmente elaborado para esta edição extra do CINEFOOT oferece a "Sessão Dente de Leite", uma programação composta por filmes sobre futebol voltados para o público infanto-juvenil.

São nove curtas-metragens exibidos em looping, sem interrupções, com diversas abordagens do esporte mais popular do planeta.

 

Filmes:

A RUA É PÚBLICA

Direção: Anderson Lima

Um grupo de amigos acorda com vontade de jogar uma pelada na rua. A busca por um espaço acaba percorrendo outro caminho: o da luta pelo território livre do brincar. (9 min.)

 

ZIMBÚ

Direção: Marcos Strassburger Souza

Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol. (3 min.)

 

GAÚCHOS CANARINHOS

Direção: Rene Goya Filho

Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma invenção que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. (15 min.)

 

O PRIMEIRO JOÃO

Direção: André Castelão

Garrincha revela a origem do apelido "João" que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe. (7 min.)

 

DENTRO, FORA

Direção: Wassim Sookia

Alex é torcedor do Manchester United e está se preparando para assistir a um jogo do Manchester contra o Liverpool. Ele manda instalar uma antena para poder ver o jogo. Kenny, um garoto que vive ao lado, torce para o Liverpool e também gostaria de ver o jogo, mas Alex recusa seu pedido. (15 min.)

 

FUTEBOL É PAI

Direção: Lina Chamie

Antonio tem oito anos e torce para o Santos Futebol Clube. Ele sonha em ir ao estádio ver seu time jogar. "Futebol É Pai" é um filme que acompanha Antonio nesta primeira inesquecível ida a um estádio de futebol. Nosso jovem torcedor alvinegro nos guia neste documentário, contando uma história de descoberta e sonho. Com certo humor e irreverência "Futebol É Pai" registra a paixão forte e presente do torcedor, tanto culturalmente como individualmente e o que ela significa em termos de identidade coletiva, familiar e pessoal. (10 min.)

 

PROMESSAS DO FUTEBOL- O MENINO DE 3 MILHÕES DE REAIS

Direção: Marcos Guttmann

Gabriel, cobiçado pelos grandes times do mundo com apenas 9 anos de idade. (6 min.)

 

RONALDO

Direção: Jan Mettler e Jan-Eric Mack

Um garoto sonha em ser um craque do futebol. Certo dia, de manhã, ele deixa o anonimato de seu cinzento bairro no subúrbio para estar sob os holofotes do estádio. Lá encontra um adversário que o colocará em prova de fogo. (6 min.)

 

TAPETE VERDE

Direção: Angelo Martins

Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador (a) profissional de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil. (15 min.)

 

Jornada do Patrimônio - Pacaembu entre traçados

Data: 28/08

Horário: 11h às 12h30

Local: Ponto de Encontro Sala Grande Área

Descrição: Você conhece a história de um dos primeiros bairros tombados da cidade de São Paulo? Os educadores do Museu do Futebol e do Museu da Cidade convidam para uma visita educativa que abordará a importância desta região para o futebol e para a sociedade, e acima de tudo, para a própria história da nossa cidade. Esta visita será realizada com uma van que percorrerá alguns marcos do bairro e, ao final, será realizada uma visita mediada em algumas salas do Museu do Futebol. Inscrição para participar do passeio até o dia 26/08 pelo e-mail:contato@museudofutebol.org.br. Limite de pessoas: 15

 

Exposição Temporária "O Futebol nas Olimpíadas"

Horário: Horário de funcionamento do Museu do Futebol;

Local: Museu do Futebol

Período: de 9/07 a 30/12

Descrição: A exposição vai recontar a trajetória do torneio olímpico de futebol, presente nos Jogos como modalidade demonstrativa em 1900 e competitiva a partir de 1908, com a participação do torneio feminino somente 88 anos depois. Diferentemente do que alguns imaginam, o Brasil, pentacampeão em Copas do Mundo, nunca conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas, sendo o único título que falta à seleção masculina, que participou pela primeira vez da competição em 1952 e acumula três medalhas de prata e duas de bronze.

Esses e outros fatos da história da modalidade na competição estarão narrados num filme especialmente criado para a mostra pela equipe de jornalistas da Rádio Central 3, com narração de José Trajano. A exposição também trará, em fichários gigantes, informações e curiosidades sobre cada um dos torneios olímpicos e, em um grande painel, reproduções dos cartazes dos Jogos - um verdadeiro passeio pela história do design mundial.

A exposição começa no hall de entrada do museu, onde estarão dispostos os cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos: um passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história. Na passarela da fachada do Estádio, os visitantes poderão conferir os principais símbolos olímpicos. Já na penúltima sala expositiva do museu, entram em campo as seleções de futebol, masculinas e femininas, e as disputas que fizeram o torneio olímpico uma história à parte, mas não menos interessante. Duas cabines exibem 21 curtas metragens do Programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocinado pela Petrobras, EBrasil Energia e ESPN Brasil com apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. E para celebrar as primeiras Olimpíadas na América do Sul, o museu faz uma homenagem, na fachada do Estádio do Pacaembu, a 27 atletas olímpicos brasileiros de diversas modalidades.

 

 

 

Serviço

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento do Museu: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até as 16h).

Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)

Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 | Entrada gratuita aos sábados.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.

*Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu e a programação de atividades educativas e culturais no site www.museudofutebol.org,br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado