Raimundo Carrero discute sobre a literatura que aborda o sertão em programa inédito no SescTV


 

O jornalista e escritor pernambucano trata do tema no dia 15/8, segunda, às 21h


Foto: Divulgação.

 

Integrante da Academia Pernambucana de Letras, o jornalista e escritor Raimundo Carrero tem 14 livros editados e já ganhou diversos prêmios, entre eles, Jabuti (2000), São Paulo de Literatura (2010) e Associação dos Críticos de Arte – APCA (1995 e 2015), este último pelo livro O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo. Em episódio inédito da série Super Libris, intituladoPouca Água, Muita Tinta, o escritor fala sobre a literatura que tem o sertão como cenário. Com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 15/8, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo).

 

Nascido na cidade de Salgueiro, interior de Pernambuco, Carreiro comenta que o sertão é escasso em água, porém farto em cultura. É nessa região que se realizam muitas expressões artísticas e culturais e surgem relevantes poetas populares, violeiros, cantadores e aboiadores, estabelecendo uma cultura particular. "Diante das dificuldades, o artista se manifesta mais rapidamente, ou mais ricamente", acredita.

 

Carreiro conta que sempre quis ser escritor e que, na literatura, tem mais interesse pela condição do homem e não pelo registro da seca e da pobreza, apesar de se sentir comovido. Ele fala ainda sobre o lado erudito do escritor alagoano Graciliano Ramos; o sentido de haver literatura sobre o sertão nos dias de hoje, já que não há tanta diferença entre a cidade e o campo; sobre ser rotulado de pitoresco; e sobre a existência de dois sertões, um real e outro mítico.

 

Raimundo Carrero participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre os escritores Raquel de Queiróz e Graciliano Ramos; Prefácio, com Dolores Prades, editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica o álbum ilustrado Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela; Quarta Capa, com a vogler Tatiana Feltrin, que comenta sobre o livro Morte e Vida, Severina e outros Poemas para Vozes, de João Cabral de Melo Neto; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca do Conservatório de MPB de Curitiba, especializada em música popular brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado