Brasil reciclou 97,9% das latas de alumínio em 2015


Grupo ReciclaBR, que atua no segmento, comemora e investe na ampliação da reciclagem  

 


No dia 28 de outubro foi comemorado o "Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio". A data foi marcada pela divulgação do índice de reciclagem, realizada pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). Segundo as entidades, o Brasil reciclou 292,5 mil toneladas de latas em 2015, o que representa 97,9% das embalagens comercializadas, mantendo o país na liderança mundial há 14 anos.

Somente na coleta de latas de alumínio foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira e o Grupo ReciclaBR, líder na reciclagem de metais não ferrosos no Brasil, foi uma das empresas que investiu na coleta, ampliando o número de centros de coleta para 23 unidades em 13 estados e possibilitando uma cobertura mais ampla em todo território.

Mario Fernandez, CEO do Grupo ReciclaBR, que também é Coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da ABAL, destaca: "O Brasil se mantém entre os líderes mundiais com este índice, o que comprova a eficácia do processo, que serve de modelo para outros materiais. A ReciclaBR está bem estruturada para receber este tipo de sucata por todo o país e isto contribui para esta cadeia de sucesso. " 

Para 2017, apesar da previsão de retração do PIB, Fernandez confirma que manterá os investimentos em uma nova planta de reciclagem e beneficiamento de alumínio na cidade de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul. O Grupo possui quatro plantas de reciclagem atualmente, uma planta de produção de extrudados e uma de produção de peças injetadas para a indústria automotiva. Na produção dos extrudados e dos injetados é utilizado o alumínio reciclado produzido no Grupo, o que torna o processo sustentável e garante o abastecimento das plantas produtivas.

A reciclagem de latas de alumínio oferece muitas vantagens, entre elas a economia de energia elétrica e dos recursos naturais. No aspecto social, a atividade gera inclusão e renda para as famílias de cerca de 800 mil catadores de materiais recicláveis. Como parte das comemorações do Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, o Grupo ReciclaBR patrocinou um vídeo sobre o ciclo de vida da lata de alumínio (goo.gl/MnDdHq) produzido pela ABAL e Abralatas, recebeu a visita de estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) na planta da Latasa Reciclagem, em Itaquaquecetuba, e promoveu pelo terceiro ano consecutivo a Campanha "Recicle e Ganhe", em parceria com o Colégio Santo Ivo e a Associação Cristã de Moços (ACM) da unidade Lapa (em São Paulo).

A Campanha "Recicle e Ganhe" arrecadou mais de 8.500 latinhas durante 2 meses em que estudantes do Colégio e membros da Associação trocavam 10 latinhas por um cupom para concorrerem a uma bicicleta de alumínio, doada pelo Grupo ReciclaBR. A bicicleta foi sorteada após o XX Passeio Ciclístico, promovido pelo Colégio e pela ACM, que aconteceu no dia 23 de outubro no bairro da Lapa. "O valor arrecadado com a reciclagem das latas será doado para a campanha "Alimente uma Vida: Doar alimentos é a maior receita de solidariedade", da Casa de Saúde Santa Marcelina, que atende pacientes da ala oncológica do SUS (Sistema Único de Saúde)", ressalta a Coordenadora de Marketing do Grupo, Juliana Feliciano Previatelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado