Escolas são destaque no novo programa do Canal Futura sobre robótica, inovação e educação


Em parceria com o SESI-Nacional, série "Turma da Robótica" mostra como os robôs podem ajudar no ensino de diversas disciplinas

 

Será que os robôs podem ajudar no ensino e na aprendizagem? A reposta é sim. E é exatamente isso que será mostrado na série Turma da Robótica, que será lançada pelo Canal Futura e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). O lançamento acontecerá no dia 10 de novembro, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento, a maior disputa de educação profissional das Américas.

 

A cerimônia contará com a presença do apresentador Zeca Camargo, que mediará um talk-show sobre como a robótica está inovando o ensino nas escolas. Participam ainda um dos jovens entrevistados na série, o especialista em robótica e professor da Faculdade de Engenharia (FEI) da Universidade de São Paulo (USP) Flávio Tonindandel e um representante da empresa de máquinas e equipamentos agrícolas John Deere. O debate será realizado no espaço Arte e Ofício da Olimpíada do Conhecimento, às 17h30.

 

                Turma da Robótica revela que a atividade de construir robôs pode auxiliar a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Tecnologia. Com 13 episódios, a série estreia no Canal Futura no dia 14 de novembro, às 20h30. Através das situações vividas junto a 39 equipes de robótica de várias partes do Brasil, "Turma da Robótica" mostra que o estudo de Ciências fora da sala de aula é fundamental para se aprender. Duas escolas de Goiás participaram do programa: SESI Canaã e SESI Planalto. Elas se destacaram por utilizar a robótica como estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe com aparatos tecnológicos de ponta, sendo capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem, além de despertar o interesse por profissões no campo das ciências exatas.

 

                "O Futura sempre busca apresentar as últimas tendências em educação e mostrar suas aplicabilidades. A gameficação do ensino é uma delas, que, além de trazer as tecnologias para sala de aula, se utiliza da lógica dos games para ensinar. Com Turma da Robótica pretendemos mostrar que é possível estimular o aprendizado das disciplinas de exatas de forma mais lúdica, gerando identificação de adolescentes e jovens com estas matérias e estimulando a criatividade", conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura. "Além disso, Turma da Robótica faz parte de um esforço do Futura em trazer conteúdos que possam contribuir com a renovação da escola e suas práticas, assim como a série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, por exemplo", completa.

 

Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio contam com o programa de robótica. Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu, o uso da robótica em sala de aula é uma estratégia de sucesso. "Foi a partir dessa experiência, que nós decidimos apoiar a criação da série. Hoje o estudante precisa ter um protagonismo maior e a robótica permite exatamente isso. É um modelo de ensino que também auxilia no desenvolvimento de outras competências importantes como trabalho em equipe, liderança e comunicação. São qualidades essenciais para uma boa formação pessoal e profissional", finaliza.

 

                Todos os episódios estarão disponíveis no site www.futura.org.br após a exibição na tela do Futura.

 

 

LANÇAMENTO TURMA DA ROBÓTICA

Dia 10 de novembro (quinta-feira), às 17h30

Espaço Arte e Ofício - Olimpíada do Conhecimento, em Brasília

Estreia no Canal Futura: 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30

Exibição: segundas-feiras, às 20h30

Reprise: sábados, às 14h30 e segundas-feiras, às 14h

 

 

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

 

Episódio 1

14 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Neste episódio, vamos até Resende, no Rio de Janeiro, ver como a robótica ajuda alunos do curso técnico de mecatrônica em seu aprendizado. De lá, partimos para Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde duas equipes da mesma escola mostram como a robótica desperta o interesse dos alunos. E terminamos em Ourinhos, São Paulo, com uma equipe que desenvolve suas próprias máquinas em sala de aula.

 

Episódio 2

21 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Neste episódio, vamos até São Caetano do Sul para mostrar uma equipe que se inspira no rock. Depois, partimos para Sergipe, onde uma turminha diz como a humildade e a dedicação são as chaves para o aprendizado. Por fim, na capital federal, uma equipe busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica.

 

Episódio 3

28 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Em Bauru, interior de São Paulo, uma equipe se inspira na mitologia da Fênix para se renovar e conseguir se destacar nos estudos da robótica. Já em Manaus, a inspiração para superar os limites vem dos gênios Nikola Tesla e Leonardo da Vinci. Por fim, em Goiânia, uma equipe mostra que errar é uma etapa importante do aprendizado e eles buscam de soluções para os problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado