​TV Brasil estreia documentário sobre as tradições da Folia de Reis

​​
Produção da própria emissora aborda festividade da cultural popular que atravessa gerações

Promessa, devoção, fé, tradição e legado são alguns dos aspectos que o documentário inédito "Folia de Reis" destaca sobre essa celebração da cultura popular que a TV Brasil mostra nesta quinta (31), às 22h45. A produção da própria emissora pública revela os bastidores desse festejo e combina dança às entrevistas com pesquisadores e devotos.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de apresentar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

A caracterização, a música e a acolhida da comunidade estão presentes no âmago da festividade. A Folia de Reis é considerada patrimônio imaterial em várias regiões do país.

A equipe da TV Brasil foi até o município de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, acompanhar um um encontro de folias que reuniu dezenas delas em janeiro deste ano.

Para falar sobre a dinâmica dessa manifestação cultural presente no folclore brasileiro, o documentário "Folia de Reis" consulta especialistas que pesquisam o assunto e representantes dos grupos que contam suas experiências de vida e penitência.

Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, a historiadora Cascia Frade e o artista plástico Edson Felipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantém viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

Ficha Técnica

Direção: Carlos Colla e Henrique Lima

Roteiro: Marina Barreto

Produção: Carol Rocha, Igrid Gassert e Marina Barreto

Edição e Finalização: Luísa Breda

Duração: 26 min.

Classificação indicativa: Livre

Serviço

"Folia de Reis"

Estreia dia 31 de maio (quinta-feira), às 22h45, na TV Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado