23º Cultura Inglesa Festival apresenta edição especial do Cine Fachada com filmes ao ar livre


Nos dias 30 de maio a 2 de junho a mostra "Cine Fachada: Novos Diretores Britânico" desembarca no Instituto Tomie Ohtake com três longas inéditos em São Paulo


Maio, 2019 -
 Realizado anualmente pela Cultura Inglesa, o 23º Cultura Inglesa Festival acontece entre os dias 24 de maio e 16 de junho. A programação, que já faz parte do calendário de São Paulo, promete uma experiência multicultural e multidisciplinar inteiramente gratuita em diferentes pontos culturais da cidade. No Instituto Tomie Ohtake, serão exibidos três filmes de expoentes diretores do Reino Unido numa edição especial do projeto Cine Fachada, nos dias 31 de maio a 2 de junho. As três obras se destacam por sua originalidade e a repercussão internacional após sua estreia.



O primeiro a ser exibido é o filme "American Animals" (2018), no dia 31 de maio, do multipremiado diretor e produtor Bart Layton, conhecido por abordar assuntos controversos e por "desafiar a convenção de documentários com um toque visual único". Conta a história de quatro jovens americanos, com temperamentos extremamente diferentes, que se juntam para roubar o livro mais valioso dos Estados Unidos.

No sábado, 1 de junho, a mostra segue com "A Fera / Beast" (2018), o romance sombrio do diretor Michael Pearce. O filme foi vencedor de Melhor Estreia por um Escritor, Diretor e Produtor Britânico no BAFTA e de Iniciante Mais Promissorpelo British Independent Film Awards. O longa gira em torno de uma comunidade na pequena ilha de Jersey, onde uma problemática jovem se apaixona por um misterioso forasteiro que a ajuda se libertar de sua família opressora, até que ele se torna suspeito de uma série de brutais assassinatos.

No domingo, 2 de junho, finalizando a edição especial do Cine Fachada, será realizada a pré-estreia de "Eu Não Sou Uma Bruxa / I Am Not a Witch" (2017), imprevisível filme da diretora Rungano Nyoni, nascida na Zambia e criada no País de Gales desde os nove anos de idade. Sua produção coleciona 16 prêmios – entre eles o Prêmio Revelação do BAFTA – e 26 indicações, como a de representante do Reino Unido no Oscar 2019 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

O filme estreia nos cinemas do Brasil no dia 13 de junho, e será exibido pela primeira vez no país com exclusividade e gratuitamente na 23ª edição do Cultura Inglesa Festival.

"Eu tenho um interesse particular por primeiros filmes de diretores. Quando fiz meu mestrado em Londres, uma das matérias que mais me encantou foi o "First Films" em que analisávamos traços de linguagem e olhares de diretores que marcam toda sua filmografia. Para essa mostra fiz uma extensa pesquisa da cinematografia britânica atual, que é muito rica e diversa. Esses três filmes se destacam, apesar de diferentes entre si, todos possuem uma direção forte e singular", diz a curadora Deborah Osborn sobre a mostra.

Para mais informações sobre o 23º Cultura Inglesa Festival acesse o site www.culturainglesasp.com.br/festival e acompanhe as redes sociais.

###

Serviço
23º Cultura Inglesa Festival: de 24 de maio a 16 de junho de 2019
Entrada Gratuita
Mais informações no site: www.culturainglesasp.com.br/festival

CINE FACHADA: NOVOS DIRETORES BRITÂNICOS
Data: 31 de maio a 2 de junho

Local: Instituto Tomie Ohtake - Rua Coropé, 88 – Pinheiros
Acessibilidade: Sim
Ar condicionado: Não
Entrada gratuita: Ordem de chegada, sujeito a lotação

American Animals (2018)
Exibição: 31 de maio às 20h

Duração: 1h54
Classificação etária: não recomendado para menores de 18 anos
Trailer: www.youtube.com/watch?v=SKvPVvy2Kn8
Sinopse: A inacreditável mas verdadeira história de quatro jovens americanos, com temperamentos extremamente diferentes, que se juntam para roubar o livro mais valioso dos Estados Unidos. Determinados a viver uma vida não ordinária, eles planejam o roubo perfeito, mas as coisas não saem como o esperado. American Animals estreou no Festival Sundance de Cinema em 2018.

Ano: 2018
Gênero: Drama, Crime, Policial
Direção: Bart Layton

A Fera / Beast (2018)
Exibição: 01 de junho às 20h

Duração: 1h47 min
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Trailer: www.youtube.com/watch?v=eyQLM5S__QU
Sinopse: Numa ilha isolada, uma problemática jovem se apaixona por um misterioso forasteiro que a ajuda a se libertar de sua família opressora. Quando ele se torna suspeito de uma série de brutais assassinatos, ela o defende a todo custo e, no processo, acaba descobrindo do que é capaz. Com o filme, Michael Pearce recebeu o prêmio de melhor diretor estreante no BAFTA 2019.

Ano: 2017
Gênero: Crime, Drama, Mistério, Suspense, Romance
Direção: Michael Pearce

Eu Não Sou Uma Bruxa / I Am Not a Witch (2017)
Exibição: 02 de junho às 20h

Duração: 1h33 min
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Trailer: www.youtube.com/watch?v=telx5Pfe2-I
Sinopse: Após um incidente em sua aldeia, Shula, uma garota de nove anos, é obrigada a viver em um acampamento itinerante de bruxas. Segundo as responsáveis pela comunidade, qualquer tentativa de fuga transformará Shula automaticamente em uma cabra. Enquanto transita em sua nova vida com suas colegas bruxas e um funcionário do governo que casa com ela e passa a explorar sua inocência em benefício próprio, ela precisa decidir se lidará com as consequências de buscar a liberdade. O filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2017.

Ano: 2017
Gênero: Drama
Direção: Rungano Nyoni

Redes Sociais

Facebook: www.facebook.com/culturainglesasp
Instagram: www.instagram.com/culturainglesasp/

Twitter: twitter.com/culturainglesa
Youtube: www.youtube.com/culturainglesa
Spotify: open.spotify.com/user/culturainglesafestival
Linkedin: www.linkedin.com/company/cultura-inglesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado