SMITHSONIAN CHANNEL™ MOSTRA DOMINGO SEU DOCUMENTÁRIO SOBRE O BURACO NEGRO

 

 

SÃO PAULO – 28 de maio de 2019 – O canal Smithsonian Channel mostra no próximo domingo, dia 2 de junho, um documentário histórico e inédito no país. Às 22 horas, pelo canal 590 da NET (sinal liberado para todos os assinantes HD), o Brasil vai assistir a Buraco Negro (Black Hole Hunters), especial com uma hora de duração, lançado pelo Smithsonian Channel para o público norte-americano em 12 de abril – apenas dois dias após ser anunciada a façanha científica que culminou no registro da primeira imagem de um buraco negro.

As câmaras do Smithsonian Channel acompanharam passo a passo a grande saga que resultou na fotografia de algo até então considerado impossível. "Nós tiramos a primeira foto de um buraco negro", comemorou Sheperd Doeleman, o cientista do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que lidera, desde 2006, a equipe do chamado projeto Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT, em inglês), um coletivo internacional de pesquisadores. Trata-se de um feito científico extraordinário, alcançado graças ao que, de certa maneira, pode ser considerada a maior "câmera fotográfica" já concebida – uma rede que conecta potentes radiotelescópios espalhados pelo planeta.

O documentário Buraco Negro (Black Hole Hunters) coloca os espectadores nos laboratórios, atrás das telas dos computadores e ao lado dos telescópios, mostrando em detalhes uma das maiores conquistas astrofísicas da história da humanidade.

Buraco Negro foi produzido pela Windfall Films Ltd. (parte do Argonon Group) para a Smithsonian Networks, em associação com a BBC, NHK, Canal+ e N24. Carlo Massarella e Dan Kendall são os produtores executivos, enquanto Henry Fraser assina como produtor e diretor pela Windfall Films Ltd. Tim Evans e David Royle atuam como produtores executivos pelo Smithsonian Channel. O projeto telescópio Horizon Events foi financiado, principalmente, pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA (NSF, em inglês), o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e agências de financiamento do leste asiático.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado