LaLiga promove a igualdade e o empoderamento das mulheres



Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, diversas atividades serão realizadas com meninas e mulheres treinadoras do Campo de Refugiados de Zaatari



6 de março de 2020 - De acordo com as Nações Unidas, igualdade de gênero se refere à "igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades de mulheres e homens, meninas e meninos", um princípio jurídico universal que reflete que o sexo com o qual nascemos nunca determinará direitos, oportunidades e responsabilidades que recebemos ao longo de nossa vida.

Ciente desta questão universal, a LaLiga desenvolve programas que possuem valores como integração, tolerância, diversidade e igualdade. Dentre eles, desde setembro de 2018, há um projeto socioeducativo no campo de refugiados de Zaatari (Jordânia) por meio da divisão de Projetos Esportivos e da Fundação LaLiga, em parceria com o AFDP Global (Projeto de Desenvolvimento do Futebol Asiático). Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mais de 950 meninos, meninas e jovens refugiados, usando o futebol como uma ferramenta para transmitir os valores positivos do esporte e ter hábitos saudáveis.

Além disso, desde o dia 1º de setembro de 2019, o Projeto Social LaLiga Zaatari - uma competição esportiva - es em andamento, onde 20 equipes estão participando da liga masculina e 16 na feminina. Cada um deles está emparelhado com um total de 33 clubes da LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e Primera Iberdrola (Primeira Divisão do Campeonato Espanhol Feminino), mostrando o compromisso do futebol profissional com esta iniciativa.



OPORTUNIDADES IGUAIS

Com o objetivo de criar um programa de esportes culturais que seja sustentável e duradouro, dois técnicos da LaLiga foram enviados a Zaatari para analisar a situação no acampamento e começar a estabelecer as bases para o projeto.

eles logo viram as enormes desigualdades de gênero existentes na sociedade, motivo pelo qual foi decidido que um dos objetivos do programa de atividades planejadas era realizar sessões de treinamento destinadas exclusivamente às treinadoras de futebol feminino locais - para que depois, elas possam transmitir esse conhecimento às meninas do projeto.

USANDO O FUTEBOL PARA EDUCAR SOBRE VALORES

Através do departamento de futebol feminino, criado em 2015, a LaLiga trabalha junto aos clubes no desenvolvimento de ações e estratégias focadas principalmente em promoção, profissionalização e aumento da visibilidade - tanto no nível nacional como internacional -, bem como na igualdade de oportunidades no futebol profissional para homens e mulheres.

Essa parceria levou ao desenvolvimento de projetos que buscam reconhecer o papel das mulheres não apenas como atletas de elite, mas também em suas facetas de treinadoras, jogadores, árbitras ou executivas. Ao fazer isso, a educação sobre valores também é estimulada, oferecendo oportunidades iguais para meninos e meninas no mundo do futebol.



Com um forte compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino, a LaLiga organiza, entre outras iniciativas, um Congresso anual de futebol feminino, com a presença de clubes de todas as categorias nacionais, instituições, treinadores, patrocinadores e outras partes interessadas do setor, onde as linhas gerais para continuar crescendo e continuar em um caminho de sucesso são definidos.

Da mesma forma, vale a pena mencionar o 1º Torneio Nacional Feminino da LaLiga Promises, organizado pela LaLiga em junho de 2019 na Cidade Desportiva do Real Clube Desportivo La Coruña, em Abegondo, que foi um marco na história do futebol feminino.

Além disso, a LaLiga desenvolveu vários projetos que promovem e incentivam os valores positivos do esporte, como igualdade e tolerância. Prova disso é o Future Fans, um projeto lançado pela Fundação LaLiga em 2015 que realiza várias atividades focadas no respeito e na igualdade de gênero como parte de seu objetivo de conscientizar sobre a erradicação de comportamentos não esportivos no futebol.

O papel das mulheres no mundo do futebol continua a crescer temporada por temporada, graças a esses tipos de projetos e iniciativas desenvolvidos pelos diferentes departamentos da LaLiga, mostrando que o papel das mulheres no futebol está evoluindo e crescendo, com o objetivo de acabar com as desigualdades. .

Não é só Futebol. É LaLiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado