Podcast Tropical Transforma recebe a jornalista Lorena Calábria nesta quarta (08/04)




Movimento manguebeat, Chico Science e reflexões sobre o cenário musical brasileiro dos anos 90

Faz 25 anos desde o lançamento do disco "Da Lama ao Caos" e não há maneira melhor de celebrar a música que mudou o cenário fonográfico brasileiro do que recebendo a autora do livro Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos, a jornalista Lorena Calábria. A autora comenta sobre o processo de criação literária, como foi ver Chico Science no palco, se encontrar dentro da narrativa e entrevistar cerca de 60 pessoas no processo no novo episódio do podcast Tropical Transforma, disponível nesta quarta-feira (08) no Spotify.

Jornalista e apresentadora de televisão, Lorena sempre teve uma forte ligação com a música. Foi roteirista e repórter musical do programa Som Maior, na extinta Rede Manchete, e também foi redatora da revista Bizz, local onde ouviu falar pela primeira vez do som de Chico Science, que começava a despontar no cenário musical com a mistura de sons. "Não entrava na minha cabeça como uma banda conseguia tocar funk, rock, hip hop, maracatu e eletrônica, eu não entendia. Foi um baque ouvir, sabia que tinha algo de novo ali. O impacto maior, o som me ganhou mesmo, quando eu vi ao vivo pela primeira vez o lançamento do disco em São Paulo. O som, ele era muito forte, parece que está entrando dentro do seu corpo." comenta a jornalista.

Ao longo do podcast, Lorena comenta sobre o convite para escrever o livro, a relação de Chico Science e Nação Zumbi, a cena da música contemporânea brasileira e internacional dos anos 90 e sobre o movimento manguebeat 25 anos depois do lançamento do livro.

Na quarta-feira passada (), a cantora e compositora convidada foi Márcia Castro, que ao lado do apresentador Patrick Torquato conversou sobre seus sete álbuns já lançados, além do cenário musical baiano no início dos anos 2000 e sobre seu amor pelo carnaval.

O Podcast Tropical Transforma, que foi lançado em 2019, tem como objetivo dar voz ao que chama de nova 'música tropical brasileira', além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Com mediação de Patrick Torquato (apresentador, DJ, radiomaker e diretor artístico), o podcast está disponível no Spotify, e já recebeu artistas como Otto, Romero Ferro, Alice Caymmi e Felipe Cordeiro.

Ouça aquo Podcast Tropical Transforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado