SHAKESPEARE GANHA DESTAQUE NA RÁDIO CULTURA FM

Foto Divulgação

 

 



A GRANDE ORQUESTRA DO MUNDO, COM O ATOR E RADIALISTA CHICO CARVALHO, VAI AO AR A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (6/1)
 

A partir do dia 6 de janeiro, A Grande Orquestra do Mundo, originalmente uma série especial, passa a fazer parte da grade regular da Rádio Cultura FM (103,3). Apresentado pelo ator e radialista Chico Carvalho, o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 23h, com reprise aos sábados, às 9h.

Idealizado a princípio como um espaço de diálogo entre a estética do teatro ocidental e o universo sonoro, desta vez a aposta recai inteiramente sobre Shakespeare e sua dramaturgia de temática histórica. Com leituras de trechos das obras, comentários e paralelos musicais, A Grande Orquestra do Mundo oferece ao ouvinte a oportunidade de escutar as palavras do maior poeta de todos os tempos.
 

O que Shakespeare tem a ver com rádio?
 

O rádio separa o emissor do destinatário, mas é uma separação curiosa: ao mesmo tempo em que distancia, também estabelece um laço estreito. A impossibilidade de enxergar, de usar a visão - que é o mais racional dos nossos sentidos -, abre espaço para um tipo de percepção igualmente essencial aos espetáculos teatrais: a imaginação. O som é incompleto da mesma maneira como a palavra emitida pelo ator no palco. Som e palavra são parceiros quando o assunto é acessar o interlocutor em seu repertório particular de experiências e exigir dele uma participação ativa naquilo em que toma parte.

Em cada um dos episódios de A Grande Orquestra do Mundo, o ouvinte pode entrar em contato com uma dramaturgia que deposita essencialmente na emanação da palavra todo o seu valor. Além disso, por intermédio de uma fábula de cenários e personagens, Shakespeare convida o público a compreender que as angústias e ansiedades que movem o homem permanecem as mesmas a despeito da geografia e da passagem dos anos.
 

Sobre Chico Carvalho
 

Chico Carvalho é ator e radialista. Formado em Artes Cênicas pela Unicamp e em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Cásper Líbero, também é mestre e doutor pelo Departamento de Artes da Unicamp. Sua pesquisa de mestrado investiga as camadas narrativas na trilha sonora de Kubrick, enquanto o doutorado dedicou-se a aproximar Shakespeare com Machado de Assis e Fernando Pessoa. Nos palcos, como ator, Chico esteve em cartaz com diversos espetáculos sob a direção de Gabriel Villela, dentre os quais: Estado de Sítio, de Albert Camus, Peer Gynt, de Ibsen, e A Tempestade, de Shakespeare. Também de Shakespeare, protagonizou a montagem de Ricardo III sob direção de Marcelo Lazzaratto, trabalho que lhe rendeu o prêmio Shell de melhor ator do ano de 2013.
 

A Grande Orquestra do Mundo -- Shakespeare e suas Peças Históricas.

Apresentação: Chico Carvalho.

Estreia: 06/01/22, quinta-feira, às 23h. Reprise no sábado, às 9h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias