FASHION TV EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE A ENCANTADORA ARTE DE POLIR E REFINAR OBJETOS NO JAPÃO

 

Migaku Hito mostra artesãos que utilizam técnicas milenares, além das mais variadas formas de polimento do país
 

Das facas amoladas em pedras tecnicamente polidas para o exato corte da comida japonesa, às louças, objetos e acessórios. Foto: Divulgação

 

 

Março de 2023 - As pinturas, as louças, as bonecas, os adornos femininos, entre tantos outros acessórios que envolvem o artesanato japonês, são produzidos com técnicas milenares e fazem parte da arte, do comportamento e da cultura do Japão. A dimensão é traduzida tão claramente que polir ou refinar objetos artesanalmente é uma arte, chamada Migaku. E é para apresentar a delicadeza desse ofício que o canal de TV por assinatura FashionTV e o Box Brazil Play, em parceria com a MBS Japão, exibem no dia 14 de março, às 19h30, o documentário Migaku Hito.
 

A produção apresenta artesãos com suas técnicas seculares e também as mais variadas formas de polimento. Carvão, verniz, tecido de algodão e, sobretudo, as próprias mãos são as ferramentas que Ikuo Shink, um dos personagens do documentário, utiliza em seu trabalho. Ikuo é de uma família de artesãos roiro-nuri (lacagem com efeito alto brilho) que utiliza a técnica há quatro gerações, por meio das tradicionais pinturas fusuma (painéis de casas e templos japoneses) e de telas dobráveis, entre outros polimentos artesanais.
 

Delicados brincos, colares, entre outros adornos femininos e objetos de decoração são resultados de madrepérolas tecnicamente polidas na Sagaraden Nomura, loja de Quioto especializada em Raden (técnica japonesa que, entre outros materiais, envolve a madrepérola).
 

E os belos copos Kiriko? Mais comum na cor azul, o nome vem da própria técnica de lapidação de vidros. Há também o trabalhoso polimento das pedras especiais que amolam as facas usadas na tradicional comida japonesa. "O corte é o que traz o sabor. Não adiciona, mas afeta o sabor", diz Yoshio Maruyama, outro personagem do documentário que é chef do tradicional restaurante Gion Maruyama, em Quioto.
 

Há ainda a simples arte de polir frutas e legumes, e o interessante ofício de polir bolas de um dos principais esportes das escolas japonesas -- o beisebol -- nos quais crianças passam cerca de vinte minutos polindo -- com borracha! -- a parte revestida de couro da bola de beisebol.
 

Mas dentre tantas técnicas e materiais para se polir, a arte do Migaku também significa um ensinamento entre os japoneses traduzido mais ou menos assim: "Quando limpamos algo, polimos o coração e polimos o sorriso. Em um momento ou outro, todos provavelmente sentiram vontade de limpar -- porque arrumar faz você se sentir bem e revigorado. Você já pensou que as pessoas que limpam também estão polindo seus próprios corações?". Assim, por meio de som e imagens, o documentário apresenta como "sorrisos brilhantes" nascem após o polimento.
 

Migaku Hito é uma produção da MBS Japan (Mainichi Broadcasting System Inc) em coprodução com a Japan Foundation e Broadcasting Movies Production e tem 46 minutos de duração.

SERVIÇO

Migaku Hito

Canal: FashionTV e BBPLAY

Data de estreia: 14/03/2023, às 19h30

Reprises15/03/2023, às 07h30; 28/03/2023, às 19h30 e

29/03/2023, às 07h30

Duração: 46 minutos

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado