Figuras da Dança estreia temporada 2013

A série sobre grandes nomes da dança no Brasil fala de Hugo Travers no primeiro episódio. Vai ao ar na madrugada de quarta para quinta-feira (7/11), à 00h15.

 

Na madrugada de quarta para quinta-feira (7/11), a TV Cultura estreia a temporada 2013 da série Figuras da Dança, uma produção da São Paulo Companhia de Dança. No primeiro programa, o público confere a trajetória de Hugo Travers, argentino radicado no Brasil que dedicou sua vida à dança. Vai ao ar à 00h15.

Criada há cinco anos, a série Figuras da Dança já registrou a vida e carreira de 21 grandes nomes da dança no Brasil, como Ana Botafogo, Ismael Guiser, Ivonice Satie, Penha de Souza e Luis Arrieta. Este ano, mais cinco personalidades da dança terão sua trajetória apresentada pelo programa. São elas:Hugo Travers, J.C. Violla, Cecilia KercheEva Schul Janice Vieira.

Sob a direção de Inês Bogéa, os documentários são resultado de um minucioso trabalho de pesquisa e abordam as vidas dos personagens através de materiais iconográficos e registros audiovisuais, esboçando ainda um contexto histórico que permite traçar um mapa da dança no Brasil.

Personagem do primeiro episódio da nova temporada, Hugo Travers ingressou no Ballet Nacional de Cuba aos 20 anos e viajou com a companhia em turnê por Rússia, China e outros países. Na Alemanha, dançou no Balé de Stuttgart ao lado da bailarina Márcia Haydée. Trabalhou ainda na Televisão Nacional Iraniana com o grupo Pars National Ballet antes de retornar à Argentina, seu país natal.

Pouco tempo depois mudou-se para o Brasil, onde fundou com Paulo e Rodrigo Pederneiras o Grupo Corpo. Após nove anos, ingressou no Balé da Cidade de São Paulo, onde assumiu diversas funções, como assistente de direção, professor, coreógrafo e maître de balé. Em 2012, aposentou-se pelo Balé da Cidade de São Paulo. 

Com o intuito de preservar e registrar a memória da dança, o projeto é de que os documentários que fazem parte da série Figuras da Dança sejam lançados em um box de DVDs que será distribuído gratuitamente em escolas, bibliotecas e centros culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado