Documentário inédito acompanha o cotidiano de dois jovens soropositivos que atuam em causas relacionadas ao HIV. No Canal Futura, terça-feira, dia 12
SALA DE NOTÍCIAS
Exibição: segunda a sexta-feira, 14h35
Reprise: quinta-feira, às 21h
11/11 - segunda-feira – Educação na Amazônia - O campo
Direção: Jorge Mansur
O Pará tem aproximadamente dois milhões de estudantes. A maioria no meio rural. De todas as escolas do estado, 70% estão no campo. Assentados, extrativistas e agricultores lutam pelo direito à educação. O episódio "O campo" da série especial do Sala de Notícias – Educação na Amazônia apresenta uma escola, em Castanhal, que só foi construída em função da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e hoje atende aos moradores vizinhos que nunca tiveram um colégio nas proximidades. O programa passa ainda pelo Rio Arapiuns, a caminho da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns. Lá, na comunidade de Anã, o público confere como a escola vai além do currículo básico tentando se integrar com a cultura local. Uma das alunas ganhou o prêmio de redação na Olimpíada da Língua Portuguesa. Por fim, a Casa Familiar Rural de Altamira, onde a educação se dá a partir da pedagogia da alternância, um método que orienta os estudantes a dividirem o tempo entre a escola e as atividades no campo. Esta série especial sobre a educação na Amazônia é uma parceria entre o Canal Futura e a Fundação Carlos Chagas.
12/11 - terça-feira – HIV, e daí? (inédito)
Direção: Claudio Maneja Jr.
Estudar, trabalhar, amar, lutar por direitos, fazer planos para o futuro. Mesmo com todas as barreiras impostas pelo HIV, dois jovens soropositivos, Ozzy e Micaela, mostram que é possível ter uma vida normal e muito mais. Ambos atuam em causas relacionadas ao HIV como uma forma de se aproximarem de pessoas que vivenciam as mesmas questões, o que os tornou jovens referências no assunto.
Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=cGnjXTyyxuI
13/11 - quarta-feira – Educação na Amazônia - O saber indígena
Direção: Jorge Mansur
Como se dá a educação para os povos indígenas no Brasil? A maior parte das aldeias está localizada em regiões de difícil acesso. Por conta disso, a construção das escolas é prejudicada e os indígenas precisam improvisar usando suas próprias casas como escola. Este é um debate recorrente entre educadores em todo país. O episódio "O saber indígena" da série especial do Sala de Notícias – Educação na Amazônia vai para Aldeia dos Tembés, onde funcionam várias pequenas escolas, criadas pelos moradores e trabalham professores indígenas e não indígenas. Apesar das dificuldades, alguns estudantes indígenas conseguiram entrar na Universidade do Estado do Pará pelo sistema de cotas, e pretendem se formar e voltar para as aldeias para ajudar na educação e na saúde de seus povos. O episódio conta com a participação de um simpático professor, que é o primeiro indígena a lecionar em uma universidade. Esta série especial sobre a educação na Amazônia é uma parceria entre o Canal Futura e a Fundação Carlos Chagas.
14/11 - quinta-feira – A república dos coronéis (inédito)
Direção: Marcílio Brandão
O Sala de Notícias trata da revolta de Princesa, sob o nome de "República dos Coronéis", um movimento de resistência de "coronéis" do sertão da Paraíba ao governo de João Pessoa, em 1930. O conflitos armados entre forças rebeldes e a polícia paraibana causou a declaração de independência do município de Princesa, na Paraíba, com direito a hino, bandeira e leis próprias. O fato é pouco conhecido pelos brasileiros, mas de importância e repercussão na história do Brasil: é um dos "gatilhos" que deflagraram o processo que levou o país à ditadura do Estado Novo, em 1930. A "república velha", além de concentrar poder político e econômico no eixo São Paulo-Rio-Minas, com a alternância de políticos desses estados no comando do governo federal, a chamada "política do café com leite", esqueceu o Nordeste e entregou os estados da região à liderança de "coronéis".
Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=3vTUtwCOQ8o
15/11 - sexta-feira - Hip Atlântico Hop
Direção: Coraci Ruiz e Julio Matos
Uma rapper manda uma mensagem para Angola; um grupo de breakdance a recebe e responde. Este diálogo revela o quanto a formação da identidade da cultura negra no Brasil está relacionada à uma imagem da África, e o quanto este espelhamento pode reverberar no povo de lá.
Comentários