A CULTURA DA PERIFERIA COM RAPPIN' HOOD NO PROGRAMA "MANOS E MINAS" NA TV CULTURA


Cantor Jorge Aragão participa da estréia, que também conta com reportagens e quadros especiais
O programa Manos e Minas, com apresentação do músico Rappin' Hood, estréia no dia 7 de maio (quarta-feira), às 19h30, na TV Cultura. A atração mostra o universo do jovem da periferia e sua diversidade cultural nos segmentos do esporte, comportamento, música, dança, artes plásticas, cinema e literatura. O programa ainda acompanha a produção atual e resgata histórias da cultura negra brasileira e internacional.

"Manos e Minas surge para cobrir uma lacuna na TV aberta, ainda carente de programas que falem diretamente com o jovem de periferia, que ele se identifique e, o mais importante, protagonizados por eles", explica Hélio Goldsztejn, coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da Fundação Padre Anchieta.

O programa é gravado no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, e conta com a participação da platéia para discutir as reportagens que são exibidas em um telão. O conteúdo das matérias mescla notícias da mídia, lançamentos, agenda, revelações no meio artístico e perfil de artistas. Além de assuntos referentes à produção cultural da periferia, as reportagens também trazem temas relacionados ao esporte, trabalho e questões sociais.

A música também está presente em várias vertentes. Rap, funk, soul, jazz, reggae, samba e MPB, entre outras, fazem parte do repertório dos convidados da atração.

O programa conta ainda com a colaboração dos escritores Alessandro Buzo e Ferréz (morador do Capão Redondo e autor de livros como "Capão Pecado" e "Ninguém é Inocente em São Paulo"), como condutores dos quadros quinzenais "Buzão - Circular Periférico" e "Interferência", respectivamente. "Buzão" propõe um breve roteiro cultural em um determinado bairro da periferia, sempre acessado de ônibus. "Interferência" apresenta uma entrevista conduzida por Ferréz para discutir temas de atualidade.

PROGRAMA DE ESTRÉIA
O programa de estréia, no dia 7, traz como convidado especial o cantor e compositor Jorge Aragão, que além de cantar, fala do lançamento de seu novo CD, da gravação do DVD e de sua carreira internacional.

Rappin Hood vai até o Clube Corinthians entrevistar o jogador Dentinho que, nascido na periferia da Zona Oeste, conta sobre as dificuldades que enfrentou para conquistar seu espaço profissional no futebol. Lembra de seu primeiro gol contra o Fluminense, fala de seu amor por seus pais e ainda conversa sobre música.

Manos e Minas ainda exibe um perfil do rapper Fubá, morador do bairro Capão Redondo, que, desempregado há seis, entrega seu currículo em diversas empresas de São Paulo. A reportagem emocionou Jorge Aragão, que contratou Fubá para fazer parte de sua equipe.

No quadro Interferência, o escritor Ferréz entrevista o músico Chico César no bar Barraca do Saldanha, no Capão Redondo. Já no Buzão - Circular Periférico, Alessandro Buzo faz um turismo cultural no bairro de Pirituba e apresenta eventos e artistas que agitam a região: o grupo de rap RZO, o Salão de Beleza da Soninha - onde a proprietária está formando uma biblioteca para oferecer leitura gratuita às clientes - e o Sarau Literário Elo da Corrente.

Ainda participa do programa o grafiteiro Binho, que faz uma interferência no cenário do programa. Já a Dança de Rua fica a cargo de Power Puff B-Girls e The Funky''s Man.
FICHA TÉCNICA
Apresentador: Rappin'Hood
Diretor geral: Nico Prado
Diretor artístico: Ricardo Elias
Editor-chefe: Ramiro Zwetsch
Coordenação de produção: Fábio Serrão
Repórter: Juju Denden
Editora de texto: Andréa Goulart
Produtores: Alejandra Hope, Zeca MCA, Carol Bassi, Negro Rauls
Assistente de produção: Fabiana Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado