DISCOVERY CHANNEL ANALISA A SITUAÇÃO VIVIDA PELO CATOLICISMO NA AMÉRICA LATINA EM SUA PRODUÇÃO ORIGINAL “CONTINENTE DA ESPERANÇA”
Utilizando-se da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, como ponto de partida, CONTINENTE DA ESPERANÇA entrevista padres, bispos, historiadores, teólogos e sociólogos, no Brasil e no México, na tentativa de explicar por que a igreja católica vem perdendo tantos fiéis nas últimas décadas e encontra tamanha dificuldade para formar novos padres e reproduzir-se enquanto instituição.
Para se ter uma idéia, nos últimos 30 anos, a porcentagem de seguidores do catolicismo no Brasil, país que concentra a maior população católica do mundo, diminuiu de 90% para 67%. A mesma tendência é observada em outros países da América Latina.
Outro indício que denota a situação atual é a escassez de padres. No Brasil, de acordo com o programa, seriam necessários 120 mil sacerdotes para atender à população. Mas a realidade mostra que existem apenas 17 mil. A situação é tão preocupante que cerca de 70% das missas dominicais no País são celebradas sem padres.
CONTINENTE DA ESPERANÇA também discute o papel das mulheres e dos indígenas católicos no altar, além de acompanhar formas alternativas de expressar a fé, como é o caso das missas carismáticas.
O programa percorre os bairros da periferia de São Paulo e sobe as montanhas do estado de Chiapas, na região sul do México, para mostrar o trabalho exaustivo dos padres das paróquias mais distantes na tentativa de evitar a perda de seguidores para outros grupos religiosos. O documentário destaca ainda o papel exercido pelos fiéis leigos para manter acesa a chama da fé católica. Para exemplificar, a produção entrevista uma catequista de São Paulo que se tornou Ministra da Palavra de sua comunidade, e um índio de origem maia, casado e com filhos, que celebra missas nos vilarejos mais remotos de Chiapas.
Do Brasil ao México, o documentário expõe os sinais de uma igreja em transição, no continente em que o Vaticano deposita mais esperanças.
Comentários