DISCOVERY CHANNEL ANALISA A SITUAÇÃO VIVIDA PELO CATOLICISMO NA AMÉRICA LATINA EM SUA PRODUÇÃO ORIGINAL “CONTINENTE DA ESPERANÇA”

No domingo 11 de maio, às 21h, o canal Discovery Channel apresenta sua produção original CONTINENTE DA ESPERANÇA. Filmado no Brasil e no México, o programa de uma hora de duração discorre sobre os desafios enfrentados pelo catolicismo na América Latina, mostra as transformações sofridas pela igreja católica na região e analisa suas implicações.

Utilizando-se da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, como ponto de partida, CONTINENTE DA ESPERANÇA entrevista padres, bispos, historiadores, teólogos e sociólogos, no Brasil e no México, na tentativa de explicar por que a igreja católica vem perdendo tantos fiéis nas últimas décadas e encontra tamanha dificuldade para formar novos padres e reproduzir-se enquanto instituição.

Para se ter uma idéia, nos últimos 30 anos, a porcentagem de seguidores do catolicismo no Brasil, país que concentra a maior população católica do mundo, diminuiu de 90% para 67%. A mesma tendência é observada em outros países da América Latina.

Outro indício que denota a situação atual é a escassez de padres. No Brasil, de acordo com o programa, seriam necessários 120 mil sacerdotes para atender à população. Mas a realidade mostra que existem apenas 17 mil. A situação é tão preocupante que cerca de 70% das missas dominicais no País são celebradas sem padres.

CONTINENTE DA ESPERANÇA também discute o papel das mulheres e dos indígenas católicos no altar, além de acompanhar formas alternativas de expressar a fé, como é o caso das missas carismáticas.

O programa percorre os bairros da periferia de São Paulo e sobe as montanhas do estado de Chiapas, na região sul do México, para mostrar o trabalho exaustivo dos padres das paróquias mais distantes na tentativa de evitar a perda de seguidores para outros grupos religiosos. O documentário destaca ainda o papel exercido pelos fiéis leigos para manter acesa a chama da fé católica. Para exemplificar, a produção entrevista uma catequista de São Paulo que se tornou Ministra da Palavra de sua comunidade, e um índio de origem maia, casado e com filhos, que celebra missas nos vilarejos mais remotos de Chiapas.

Do Brasil ao México, o documentário expõe os sinais de uma igreja em transição, no continente em que o Vaticano deposita mais esperanças.

CONTINENTE DA ESPERANÇA é uma produção original realizada para o Discovery Channel por Tomlinson-de Onis Productions. Por parte do Discovery Channel, Michela Giorelli atuou como produtora executiva e Irune Ariztoy, como produtora. Alan Tomlinson dirigiu o documentário para a Tomlinson-de Onis Productions.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado