Multishow exibe documentário sobre as forças de paz da ONU no Haiti



"Ponto Forte" vai ao ar no domingo, dia 28, às 21h30, e mostra a rotina do efetivo militar do Brasil no país

Antes do terremoto que assolou o Haiti em fevereiro deste ano, a população do país já sofria com a falta de serviços básicos, como eletricidade, água encanada e educação pública. Em consequência da instabilidade que a iminência de uma guerra civil podia provocar, a ONU reuniu forças militares e policiais de 45 países e fundou a Minustah, que visava proporcionar uma vida mais tranquila à população. Além de contribuir com a segurança, a força de paz precisou ganhar a confiança do povo, que os via como inimigos. O documentário "Ponto Forte", que será exibido dia 28, às 21h30, no Multishow, foi lançado no ano passado e mostra justamente esse processo de aceitação e de que maneira as forças brasileiras contribuíram para o cenário positivo que se seguiu à ocupação.

O filme, dirigido por Mariana Reade, retrata o cotidiano dos militares em diferentes cidades do país, desde a presença armada até o trabalho em projetos sociais, como a retirada de lixo, reformas em escolas e bibliotecas e a mobilização do povo para a prevenção de doenças. Depoimentos de brasileiros, uruguaios e argentinos, além de imagens marcantes do trabalho realizado no Haiti fazem parte do filme, que é foi produzido através de uma parceria entre o Exército Brasileiro, o Viva Rio e o Governo do Canadá, com apoio do UNIC Rio.

Por ter maior contingente – o Brasil enviou 1.200 soldados a Porto Príncipe, o Brasil assumiu a coordenação da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah). Com 45 minutos de duração, o documentário mostra também o ponto de partida das ações de paz: o jogo entre a Seleção Brasileira e a Seleção Haitiana de Futebol, que com o apoio da FIFA, foi realizado no dia 19 de agosto de 2004.

PONTO FORTE

ESTREIA: Domingo, 28 de março, às 21h30.

Horários alternativos: segunda-feira às 16h30 e quarta-feira, às 8h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado