TV CULTURA TURBINA PROGRAMAÇÃO INFANTIL E REFORMULA ATRAÇÕES CONSAGRADAS



Mais investimentos, estreias e foco na faixa etária norteiam nova grade dos infantis e redesenham programação de 2010

As novidades da TV Cultura para este ano começam a ser mostradas já no dia 29, com ênfase na programação infanto-juvenil. Estrategicamente pensada para abordar diferentes faixas etárias, o que implicou em nova distribuição e organização dos programas, a faixa voltada para crianças e adolescentes já parte com quatro estreias, duas novas temporadas e uma atração totalmente repaginada.

Os bem pequenos, na faixa dos três aos seis anos, ganham Escola Pra Cachorro, que trabalha com o conceito da diversidade, e Pequenos Cientistas, que estimula a curiosidade dos pré-escolares.

As crianças dos oito aos 14 anos vão mergulhar na vida de formigas, joaninhas, moscas e outros pequenos seres em Minúsculos, a vida privada dos insetos, e viajar nas histórias do eterno Contos de Fada, referência no mundo da imaginação infantil. A Bela e a Fera, A Bela Adormecida e O príncipe e o sapo são interpretados por consagradas estrelas de Hollywood, como Robin Williams e Angelica Huston. Há, em cada episódio, produções assinadas por grandes nomes, como Tim Burton.

Tem ainda as novas temporadas das narrativas retiradas do Baú de Histórias e das aventuras de Super Fofos, desenho que ensina música erudita para os pequenos, e incentiva o trabalho em conjunto e a solução de problemas de forma criativa.

O espaço para os jovens é garantido com o novo Arquivo Zack, série que traz o tema da paranormalidade em histórias de mistério e acontecimentos bizarros, e o Manos e Minas, agora sob o comando do rapper Max B.O. - conhecido na cena do hip hop como mestre da rima de improviso - com novidades como o quadro A rua é nóis, trazendo intervenções musicais, convidados e muita cultura de rua.

Já a chamada geração Y - que ocupa a faixa dos 20 e poucos anos, é antenada, busca por novidade, qualidade de vida, bem-estar e enriquecimento pessoal - é contemplada com o totalmente reformulado Login (antigo Programa Novo).

Imagem renovada

Com o intuito de modernizar a linguagem visual de seus programas, a equipe de Arte e Cenografia da TV Cultura criou nova roupagem aos consagrados Repórter Eco, Zoom, Metrópolis, Vitrine, Clássicos, Cartão Verde, Provocações, Manos e Minas e Jornal da Cultura

Painéis com a figura gestual de Antonio Abujamra ao fundo do cenário do Provocações dão movimento e evidenciam o olhar provocante do apresentador. O desenvolto Metrópolis ganha visual contemporâneo e uma tela touch screen dá agilidade à atração. Sem a bancada, o Cartão Verde também reformula o seu cenário, trazendo ao programa um ambiente mais descontraído. Já os cenários virtuais chegam para reciclar desde o Clássicos até a revista eletrônica Vitrine. Mas também ocupam os estúdios do Zoom e Repórter Eco.

Jornalismo público

Com conteúdo baseado no modelo de jornalismo público, o Jornal da Cultura também muda, com destaque para Cidadania, Conhecimento e Meio Ambiente. Mais próximo do público, dinâmico e descontraído, o telejornal dará relevância à convergência digital e interatividade, contando com a participação do telespectador via internet e e-mail para envio de sugestões, pautas etc.

Todos os dias, um convidado, que pode ser um especialista ou profissional ligado a determinada área, estará no estúdio do JC para falar sobre o principal assunto do dia. O objetivo é aprofundar mais as matérias de destaque.

Vem aí

Brasil e Portugal - Lá e Cá, série de 13 episódios em parceria com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que aborda as semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal a partir de alguns eixos temáticos. Com mediação do jornalista Paulo Markun e do Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal, Carlos Fino, o programa estreia no dia 25 de abril.

Autor por autor, série que traça perfis de grandes nomes da literatura com o objetivo de aproximar o público dos mais importantes autores brasileiros, estreia nova temporada ainda neste primeiro semestre. Os dez homenageados que ganham especial este anos são Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Ana Miranda, Ignácio de Loyola Brandão, Ferreira Gullar, Milton Hatoum, Ruth Rocha e Moacyr Scliar.



Estreia da nova grade:

29/3 (segunda-feira)

● Arquivo Zack - segunda a sexta, às 18h30

● Login, às 19h

● Jornal da Cultura, às 21h

● Metrópolis, às 21h35

● Infantis (verificar grade detalhada abaixo)

30/3 (terça-feira)

● Clássicos, às 23h

01/4 (quinta-feira)

● Cartão Verde, às 22h

02/4 (sexta-feira)

● Provocações, às 22h

03/4 (sábado)

● Manos e Minas, às 19h

● Vitrine, às 20h

● Zoom, às 22h30

04/4 (domingo)

● Repórter Eco, às 17h30

25/4 (domingo)

● Lá e Cá - Brasil e Portugal

Programação infantil - nova programação


Pré-escolares

● Pequenos cientistas - segunda a sexta, às 9h

● Escola pra cachorro - segunda a sexta, às 10h30 e 15h45; aos sábados, a partir das 15h45; e domingos, às 12h

● Baú de histórias - segunda a sexta, às 9h15; e aos domingo, a partir das 11h

● Super Fofos - segunda a sexta, às 9h45; e aos sábados, a partir das 10h30

8 a 14 anos e família

● Minúsculos - a vida privada dos insetos - segunda a sexta, às 14h e 16h45; e aos sábados, a partir das 13h30 e 16h45

● Contos de Fada - segunda a sexta, às 13h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado