Rede Globo estreia Globo Mar


No dia 08 de abril, logo após 'A Vida Alheia', a Rede Globo estreia 'Globo Mar' – programa jornalístico que vai mostrar a riqueza e a vida no extenso litoral brasileiro. Afinal, o país tem mais de oito mil quilômetros de litoral e, aqui, 80% das pessoas vivem a menos de 200 quilômetros da praia. Os repórteres Mariana Ferrão e Ernesto Paglia viajam pelo país, sempre a bordo de um barco, para explorar esta parte do Brasil pouco conhecida pela maioria da população. A direção é de Maria Thereza Pinheiro e Teresa Cavalleiro.  

 

O programa é totalmente gravado no mar e traz um formato diferenciado. Utilizando três câmeras, o 'Globo Mar' exibe os bastidores da produção. Todos a bordo, o embarque da expedição marca o início de cada episódio - sempre rumo a um objetivo. O primeiro é acompanhar a pesca de atum em alto-mar. Ernesto Paglia é o repórter deste programa e, durante uma semana, seguiu a rotina da tripulação de mais de 20 pessoas de um navio pesqueiro, acompanhando a angústia e as dificuldades do trabalho no mar.

 

Paglia e equipe revelam como estes homens vivem durante 15 dias seguidos em busca de, pelo menos, 20 toneladas de peixe. É o peso mínimo de pesca para garantir o pagamento das despesas da viagem. No mesmo barco, Paglia conversa com os trabalhadores, se admira com a visão dos cardumes à distância, observa o balé de varas de uma pesca não-predatória e tenta aprender um pouco do ofício.

 

Como todas as reportagens do 'Globo Mar', esta primeira foi realizada durante uma semana de viagem em barco. As equipes de reportagem tiveram a experiência de dormir em cabines, acordar para reuniões de pauta sobre as ondas, viver a longa jornada nas águas de alto-mar e resolver os imprevistos comuns à vida no oceano. Este bastidor também faz parte do programa e vai costurar as histórias de cada episódio. A cada semana, um tema diferente.

 

Em outros oito episódios, as equipes visitam paraísos ecológicos, como o Atol das Rocas (RN); descobrem uma laje no mar, em Santa Catarina, que forma ondas gigantes; fazem uma expedição pelo Maranhão; e contam como é a vida dos "caroneiros" do mar, que viajam em troca de serviços, entre outros assuntos.

 

Um consultor científico, o biólogo marinho Marcelo Vianna, está presente em todas as expedições do 'Globo Mar'. Convidados especiais também fazem parte do programa. No episódio gravado no Atol das Rocas – com reportagem de Mariana Ferrão –, a iatista Isabel Swan desliza sobre as águas, maravilhada com a presença de um grupo de golfinhos em volta.

 

Mariana Ferrão e Ernesto Paglia se alternam nas reportagens, que trazem informações e diversão. O 'Globo Mar' é semanal e vai ao ar às quintas-feiras, logo após 'A Vida Alheia'.

 

GLOBO MAR

 

Direção: Maria Thereza Pinheiro e Teresa Cavalleiro

Imagens: Dennys Leutz, Marco Antônio Gonçalves, Bartolomeu Clemente, Fernando Calixto e Luiz Quilião

Making of: Ulisses Mendes

Reportagem: Ernesto Paglia e Mariana Ferrão

Edição: Márcia Dal Prete, Gisele Machado, Tonico Duarte  e Paulo Ferreira

Finalização: Gisele Machado

Produção-executiva: Adriana Caban

Produção: Laura Machado e André Modenesi

Consultor Científico: Marcelo Vianna/UFRJ

 

Legenda - Os repórteres Ernesto Paglia e Mariana Ferrão em gravação do Globo Mar

Crédito da Foto - TV GLOBO / Alex Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado