Programação da Rádio Cultura Brasil e Cultura FM (5 a 11 de abril)

BOLETIM DA RÁDIO CULTURA FM (103,3 mHz)
 5 a 11 de abril de 2010
www.tvcultura.com.br/radiofm

 

 

QUINTA, DIA 8, ÀS 11h – TEMA E VARIAÇÕES – O maestro Júlio Medaglia apresenta um especial em homenagem ao bailarino Vaslav Nijinsky. Falecido há 60 anos, ele era um deus da dança e revolucionou o balé do início do século XX, aliando a técnica ao seu poder de sedução da plateia. Medaglia comenta obras para balé que se tornaram populares com o bailarino ou que causaram verdadeiros escândalos, como é o caso de  L'Aprés-Midi d'un Faune e A sagração da primavera, ambas vaiadas, respectivamente, nas estreias em 1912 e 1913. Tema e Variações é apresentado de segunda a sábado, às 11h, pela Rádio Cultura FM.



DOMINGO, DIA 11, ÀS 15h – METROPOLITAN OPERA – Dentro da série de óperas transmitidas da temporada 2009-2010 do Metropolitan Opera House de Nova Iorque, a Rádio Cultura FM leva ao ar Aida, do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). O libreto é de Antonio Ghislanzoni, baseado num roteiro francês de Camille du Locle sugerido pelo egiptólogo Auguste Mariette Bey. No elenco estão a soprano Hui He, no papel de Aida; o tenor Salvatore Licitra, como Radames; e a mezzo-soprano Dolora Zajick, como Amneris. Há ainda as participações de Carlo Guelfi, Carlo Colombara e Stefan Kocán. O maestro italiano Marco Armiliato rege o Coro e a Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova Iorque. O programa Metropolitan Ópera é apresentado pelo maestro Walter Lourenção.

 


DOMINGO, DIA 11, ÀS 21h – SUPERTÔNICA: MÚSICA ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA – 
A arte do cancionista, os artifícios da criação e a gestação da canção estarão em pauta no programa comandado por Arrigo Barnabé. Nesta edição, o apresentador recebe o cantor e compositor Rômulo Fróes. Formado em artes plásticas, ele tem como colegas de profissão Clima e Nuno Ramos. Por influência do pai, aprendeu violão e cresceu escutando clássicos da música brasileira pré-bossa nova, marcando definitivamente sua criação.

 

 

BOLETIM DA RÁDIO CULTURA BRASIL (1.200 kHz)
 www.radioculturabrasil.com.br

 

 


SEGUNDA, DIA 5, ÀS 7h – GALERIA – 
O programa é uma revista diária de música, cultura e informação, com quadros especiais, módulos musicais, entrevistas, reportagens e uma seleção com repertório brasileiro. Esta edição destaca o lançamento do livro Clóvis Beviláqua – um Senhor Brasileiro, com organização e texto de Cássio Schubsky. Em uma reportagem, Cirley Ribeiro apresenta questões históricas e polêmicas na carreira do mentor do primeiro Código Civil Brasileiro, nascido há 150 anos. O programa Galeria é apresentado por Alexandre Ingrevallo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

 

 

SEGUNDA, DIA 5, ÀS 20h – VEREDAS – Nesta edição será apresentada uma compilação que vai da Congada de São Benedito do Coração de César de Souza (SP) às livres colagens e discotecagens do DJ Tudo (SP), passando pelas releituras de Socorro Lira (PB). Repertório tradicional (gravações de campo e registros históricos) com novas versões, recriações e até mesmo remixagens da música de tradição brasileira são um dos desafios do produtor e apresentador Julio de Paula.



TERÇA, DIA 6, ÀS 7h – GALERIA – O programa Galeria destaca a participação da cantora baiana Andrea Ferrer. A artista cresceu embalada por óperas italianas, cantadas pelo pai tenor, e por clássicos da música brasileira, na voz da mãe. Durante a atração, Andréa detalha o repertório de seu segundo álbum, que tem produção própria e de Beto Benjamin e Luca Maciel, também arranjador e diretor musical. Neste trabalho ela decidiu cantar o que gosta, fazendo uma seleção que "agrada a alma". O programa é apresentado por Alexandre Ingrevallo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

 

 

TERÇA, DIA 6, ÀS 15h – RADARCULTURA – MARIA ALCINA – Sob o comando de Teca Lima, o programa RadarCultura recebe a cantora Maria Alcina. Ela surgiu com destaque no cenário da música brasileira ao interpretar Fio Maravilha, de Jorge Ben Jor, no sétimo Festival Internacional da Canção. Com seu estilo irreverente, a artista fez sucesso com Kid Cavaquinho, de João Bosco e Aldir Blanc; Alô, Alô!, samba de André Filho consagrado por Carmen Miranda; e Eu quero é botar meu bloco na rua, de Sérgio Sampaio. Durante a atração, a cantora mineira fala de seu novo trabalho, Confete e Serpentina, com releituras de músicas de Paulinho da Viola, Tom Zé e Lô Borges. Os ouvintes podem participar da entrevista pela sala de bate-papo do site www.radarcultura.com.br.  

 

 

QUINTA, DIA 8, ÀS 20h – A VOZ POPULAR  Em comemoração ao centenário de nascimento de um dos maiores compositores de samba do nosso país, A Voz Popular apresenta a segunda edição da série Noel canta Noel,destacando As Esquecidas. Neste programa o ouvinte vai conhecer as primeiras composições que Noel gravou quando fazia parte do Bando dos Tangarás e suas gravações menos famosas, mas não menos interessantes. O apresentador Luís Antonio Giron selecionou canções como Mulata fuzarqueira, Festa do céu, Minha viola e Malandro medroso. Esta edição conta ainda com depoimentos do biógrafo de Noel Rosa, João Máximo, que fala sobre o método composicional do poeta da Vila e do historiador Ricardo Cravo Albin, que analisa o legado das gravações de Noel. A Voz Popular será reapresentado no domingo, dia 11 de abril, às 7h.



SEXTA, DIA 9, ÀS 15h – RADARCULTURA – O programa RadarCultura, comandado pela Teca Lima, recebe a banda Eddie, de Olinda. O grupo é um dos bons representantes da criativa cena musical de Pernambuco. Em 2008, lançou seu quarto disco, Carnaval no Inferno. O trabalho conta com participação de Karina Buhr e traz, além da levada particular, muito frevo, rock, reggae e samba. A atração vai ao ar de segunda a domingo, das 15h às 18h, onde os ouvintes podem participar das entrevistas pela sala de bate-papo do site www.radarcultura.com.br
.  

 


DOMINGO, DIA 11, ÀS 18h – REGGAE DE BAMBA 
 Comandado pelo músico e radialista Jai Mahal, o Reggae de Bamba apresenta os sons produzidos em Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, com destaque especial para o trabalho do irreverente paraibano Fábio Lima, o Sacal, fundador do movimento "Gangsta Jegue". A atração conta com a participação das bandas Ska Jazz Favela Beats (RJ) e São Paulo Ska Jazz (SP), que fazem um Ska de nível internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado