TV por Assinatura tem 155 mil novos assinantes em janeiro



Com 155.424 novos assinantes em janeiro, o Brasil encerrou o primeiro mês de 2011 com 9.924.417 domicílios atendidos com TV por Assinatura. O crescimento observado no primeiro mês deste ano representa uma evolução de 1,6% em relação à base de assinantes do mês de dezembro de 2010. Nos últimos 12 meses, o setor acumulou crescimento de 30,2%.

Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas)1 , os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 32,8 milhões de brasileiros.


Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).

Em janeiro de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 3,13% ante uma evolução de 4,63% no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 0,48% em janeiro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,78% de sua base de assinantes no mesmo período.2

Como consequência da contínua expansão dos serviços de DTH, em janeiro houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por Assinatura: em janeiro deste ano, a participação do DTH atingiu 46,5% da base e os serviços a cabo passaram a atender 50,4% dos assinantes. No início de 2010, no mês de janeiro, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 57,9% de market share, conforme divulgado naquele mês.

Em janeiro de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 17 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas desta Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE 3. A Região Sudeste apresentou densidade próxima a 25% de domicílios com TV por Assinatura. O Distrito Federal e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro destacam-se em termos de densidade dos serviços: no Distrito Federal, para cada 100 domicílios 33,1 possuíam TV paga em janeiro. São Paulo e Rio de Janeiro registraram, respectivamente, 30,0 e 27,7 domicílios com TV por Assinatura para cada 100 domicílios contabilizados pelo IBGE.

 

O Brasil possui hoje 16.701.795 domicílios com infraestrutura disponível para a prestação de serviços de TV a cabo. São domicílios "cabeados" (Home Passed). Como foram registrados, em janeiro de 2011, 5.004.059 domicílios com serviços ativos de TV a cabo, conclui-se que um em cada três domicílios com infraestrutura disponível possui serviço com essa tecnologia - o que revela o seu potencial de expansão.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na aba "Informações Técnicas", item "TV por Assinatura", "Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil". O "Panorama dos Serviços de TV por Assinatura" - com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos - também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Mapa de TV por Assinatura

Em complemento às informações setoriais de TV por Assinatura divulgadas mensalmente, a Anatel disponibiliza na internet o Mapa de TV por Assinatura, uma ferramenta do Sistema de Acompanhamento das Obrigações das Prestadoras de TV por Assinatura (Satva). Para acessar o Mapa, basta navegar pelo portal da Anatel, dentro da aba "Informações Técnicas", "TV por Assinatura", "Mapa de TV por Assinatura". 

1 O número médio de 3,3 pessoas por domicílio no Brasil é informado pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) atualizada em 2009, última informação disponível, e publicada em "Síntese de Indicadores Sociais" - Tabela 3.1: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf
2 Nos gráficos, não foram considerados o Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA - UHF).
3 O indicador "Densidade dos serviços de TV por Assinatura para cada 100 domicílios" é calculado como A/B*100, onde (A) é o n.º de assinantes no mês de referência e (B) é o n.º de domicílios por Unidade da Federação estimada a partir dos dados publicados pelo IBGE, conforme publicação mencionada no link acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado