Festival Internacional de Televisão anuncia vencedores da Mostra Competitiva de Pilotos no Oi Futuro

 

Evento segue até terça-feira (22), com entrada franca, no centro cultural do Flamengo, no Rio.

 

Foram anunciados na noite de domingo (20) os vencedores da Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros, uma das principais atrações do Festival Internacional de Televisão, que segue até terça-feira (22), no Oi Futuro, no Flamengo, no Rio de Janeiro.

Entre os 70 novos programas participantes, foram contemplados quatro, nas categorias Jornalismo, Ficção, Entretenimento e Melhor Programa segundo a opinião do público. Cada um deles faturou da CiaRio R$5 mil em aluguel de equipamentos.

 

O Prêmio CiaRio para Programas Jornalísticos foi para Investigação Criminal, de Carla Albuquerque e Beto Ribeiro. A série busca respostas para um crime, envolvendo todo o esquema de inteligência da polícia, com a participação de investigadores, peritos e técnicos.

 

O programa vencedor na categoria Entretenimento foi Porto Sem Nó, de Luisa Siqueira e Sofia Barros. Dedicado ao cinema e a música produzidos em países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Brasil, o programa aponta as diferenças e semelhanças entre culturas que partilham o maior patrimônio comum de um povo: a sua língua.

 

O Filme dos Espíritos, de André Marouço e Michel Dubret, venceu na categoria Melhor Série de Ficção. O programa conta com dois personagens principais: um psiquiatra e um médium, misto de agente funerário e investigador de espíritos. Eles acompanham histórias paralelas de outros personagens como um garçom e um maquiador funerário.

 

Já o melhor programa segundo a opinião do público foi a ficção Ribanceira, de Paulo Nogueira. A história se passa no conjunto habitacional Ribanceira, que será demolido para a construção de um shopping Center. Quando descobre isso, o morador Arnaldo Ribeiro, ex-preso político que lutou contra a ditadura, resolve montar uma equipe para filmar o dia a dia dos moradores do local. "Eu gostaria de agradecer a Oi por proporcionar esse intercâmbio de linguagens, e nos dar a possibilidade de poder ver e ser vistos", disse a produtora executiva do programa, Melise Maia.

 

O idealizador do Festival, Nelson Hoineff, comemorou o recorde de público da Mostra este ano. "Ao longo desses dez anos do Instituto de Estudos de Televisão, criado para aproximar o pensamento com a realização televisiva, percebemos produções muito boas, que tinham dificuldades em chegar aos exibidores. A Mostra se tornou vitoriosa por conta disso. Hoje comemoramos um recorde de público e do número de pilotos exibidos. Ademais, o júri que convidamos não é formado apenas por especialistas, mas por executivos de TVs de todo o País que nos ajudam a fechar esse elo que construímos, de aproximar os produtores independentes do mercado".

 

Jurada da Mostra, Letícia Muhana, consultora de programação da Globosat, se disse impressionada com a diversidade dos programas. "Assisti de documentários a programas de humor e pude constatar a riqueza da produção independente hoje. Essa diversidade mostra a profissionalização do meio. Parabenizo o Festival por ter conseguido reunir realizadores e um júri tão interessante."   

 

Marcelo Caetano, Diretor Nacional de Programação da Rede Record, acredita que muitos dos programas exibidos têm condições de ser veiculados na TV aberta. "Com a nova lei e com as novas necessidades de consumo, a tendência desse festival é crescer cada vez mais. Foi uma experiência bem diferente de quando eu estou lá na Record, na Barra Funda, e recebo um projeto de um piloto. Aqui eu tive a oportunidade de conversar, conhecer as pessoas", disse o executivo.

 

O Festival Internacional de Televisão é realizado pelo IETV – Instituto de Estudos de Televisão, com patrocínio da Petrobras e da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.

 

 

Serviço FITV - 16 a 22 de novembro

Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)

Entrada franca    

Informações: www.ietv.org.br                              


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado