Jornais do Grupo RBS lançam caderno especial sobre mobilidade urbana

 

Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina apresentam, nesta quarta-feira (23), os principais resultados da pesquisa sobre mobilidade urbana realizada em dez cidades de Santa Catarina

 

Mobilidade urbana no Estado é o tema do caderno especial que os jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina publicaram nesta quarta-feira (23). O material faz parte de um projeto inédito realizado pelo Grupo RBS em parceria com o Instituto Mapa, lançado nesta terça-feira (22), durante o 1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana, em Florianópolis. As ações visam identificar, debater e sugerir soluções sobre o tema em Santa Catarina em conjunto com o poder público, iniciativa privada e sociedade.

 

O caderno apresenta 24 páginas que abordam os principais resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa nas dez cidades mais populosas do Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça e São José. O material mostra que mobilidade urbana não se resume apenas ao trânsito, mas também a aspectos que envolvem a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, sinalização das ruas, itinerários, oferta de estacionamentos e qualidade da pavimentação, entre outros.

 

A pesquisa foi realizada no período de 6 a 28 de agosto com 4.060 pessoas entre motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e táxis. O estudo aborda o comportamento dos entrevistados em relação a locomoção diária, aos efeitos dos problemas de transporte na vida pessoal e profissional e a disposição para mudança de hábitos em relação ao tema. Também são apresentadas as expectativas e os meios de transporte que o público gostaria de utilizar, informações relacionadas ao uso da bicicleta e as condições para a utilização do transporte coletivo. São apontados ainda os números de veículos por domicílio, locomoção, o uso dos meios de transporte, problemas e ocorrências relacionadas ao congestionamento, ocorrências de acidentes, análise das atuais condições de mobilidade urbana e avaliação e ranking do serviço de táxi, entre outros indicadores.  

 

Foram avaliados diversos pontos por meio de notas, numa escala de zero a dez, e o resultado demonstra uma insatisfação geral com os problemas de mobilidade urbana nas cidades. A partir do projeto, foi apurada a percepção dos cidadãos a respeito do assunto em cada cidade e descoberto o impacto que as condições atuais deste tema têm sobre a vida pessoal e profissional de cada um. Também foram estabelecidos critérios de avaliação e formatado um ranking de mobilidade urbana entre essas 10 cidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado