Rádio Gaúcha premia pela primeira vez os melhores do esporte gaúcho

Votação da primeira edição Prêmio Renato Cardoso tem início nesta quinta-feira (24) e o público poderá participar pelo site www.radiogaucha.com.br

 

A Rádio Gaúcha, veículo do Grupo RBS com ampla tradição em coberturas esportivas, dá início nesta quinta-feira (24) à primeira edição do Prêmio Renato Cardoso. O objetivo é destacar os principais profissionais do esporte amador no Estado a cada ano, considerados pela classe jornalística e pela sociedade gaúcha. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, um veículo de comunicação tem a iniciativa de premiar atletas de diversas modalidades esportivas.

 

Atletas gaúchos de nascimento ou vinculados a associações, agremiações ou clubes do Estado integram a lista. Alguns já são conhecidos do público, outros ainda estão no início de suas carreiras. Os 30 nomes que concorrem ao prêmio contemplam 15 modalidades olímpicas. A iniciativa pioneira tem como tema central em 2011 os Jogos Panamericanos de Guadalajara e é dividida em duas etapas:

- A primeira ocorre a partir desta quinta-feira (24) e segue até a sexta-feira da próxima semana (2 de dezembro). Entre os 30 atletas escolhidos pela comissão organizadora, o público pode votar em um no site da Rádio Gaúcha (www.radiogaucha.com.br). Os 10 nomes mais votados irão receber medalhas na entrega da premiação e passam para a segunda fase.

- De 3 a 17 dezembro, ocorre a segunda fase da votação. O público poderá votar em um atleta pelo site da Gaúcha, e o outro será escolhido pela comissão organizadora do prêmio e jornalistas do Grupo RBS. Nada impede que um mesmo atleta seja eleito pelo público e pela comissão.

Os vencedores serão anunciados no dia 17 de dezembro, durante o programa Show de Bola, que vai ao ar das 14h às 18h, por José Alberto Andrade e Luciano Perico.

 

Os 30 indicados para o Prêmio Renato Cardoso 

Adrian Gomes (ginástica artística)

Alexandre Paradeda (vela)

Anderson Henriques (atletismo)

Bruno Irigoyen (basquete)

Bruno Heck (tiro esportivo)

Daiane dos Santos (ginástica artística)

Eliane Sampaio (ginástica rítmica)

Dê (handebol)

Felipe Kitadai (judô)

Fernanda Garay (vôlei)

Gilvan Ribeiro (canoagem)

Givago Ribeiro (canoagem)

Graciele Herrmann (natação)

Guilherme Toldo (esgrima)

Gustavo (vôlei)

Karina Johannpeter (hipismo)

Lavoisier (futsal)

Lucão (vôlei)

Maria Portela (judô)

Marcel Sturmer (patinação artística)

Mayra Aguiar (judô)

Maurine (futebol feminino)

Mosiah Rodrigues (ginástica artística)

Roberto Schmits (tiro esportivo)

Rodrigo (futsal)

Sabine Heitling (atletismo)

Samuel de Bona (natação) 

Talitha Haas (patinação artística)

Thiago Alves (vôlei)

Tywilliam Guzenski (esgrima)

 

Renato Cardoso

Jornalista e advogado gaúcho, Renato Cardoso começou cedo na crônica esportiva. Com menos de 20 anos já trabalhava no centro do país nos Diários Associados, tendo participado da cobertura da Copa do Mundo de 1950 pela Rádio Tupi. Foi um dos pioneiros da televisão brasileira e voltou ao Rio Grande do Sul em 1960, onde criou o programa Conversa de Arquibancada, um marco da TV no Estado. Participou da organização e transmissão da Universíade de 1963, realizada em Porto Alegre.  

Na Rádio Gaúcha, participou da cobertura de quatro Olimpíadas como comentarista, além de estar permanentemente nas transmissões de basquete que tiveram como ponto alto a conquista do título brasileiro pelo Corinthians de Santa Cruz do Sul em 1994. Teve durante três anos espaço de opinião no programa Plantão Gaúcha. Dedicado ao esporte, foi presidente da Federação Gaúcha de Basquete e do Conselho Regional dos Desportos.

Renato Cardoso morreu em 2009, aos 77 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio