Jornais do Grupo RBS lançam série Retratos do Desenvolvimento

 

Cinco cadernos temáticos que abordam o avanço da urbanização em 34 municípios catarinenses são publicados a partir de hoje nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, e o conteúdo também está disponível no DC Online 

 

Imagens de municípios catarinenses captadas entre os anos de 1930 e 1940 foram refeitas por fotógrafos do DC e são apresentadas, a partir de hoje, na série Retratos do Desenvolvimento. São cinco cadernos publicados as quartas-feiras e domingos nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina. Até o dia 07 de dezembro, os leitores poderão analisar o desenvolvimento social e econômico de 34 cidades de Santa Catarina. O conteúdo também está disponível no DC Online.

 

Divididos por regiões, os cadernos mostram impressões que vão além da comparação entre uma foto antiga e uma atual. A primeira publicação aborda o Oeste, Meio–Oeste e Serra catarinense e apresentam imagens das seguintes cidades: Curitibanos, Piratuba, São Joaquim, Caçador, Lages, Chapecó, Joaçaba e Videira. Todo o material foi produzido pelas repórteres Ângela Bastos, Melissa Bulegon e Paola Loewe, e as fotos são de Edu Cavalcanti, Alvarélio Kurossu e Felipe Carneiro.

 

No DC Online, um infográfico especial compara as fotos antigas e oferece espaço interativo para envio de mensagens de texto. O site também apresenta vídeos com depoimentos da equipe que participou do projeto e os internautas contam ainda com o recurso flip, que permite folhear virtualmente as páginas dos cadernos.

 

"O projeto é resultado de uma parceria entre o DC, o AN e o Santa, que se reverte num produto estadualizado e mostra um pouco do rico universo dos municípios de todas as regiões do Estado. Mistura informação, resgate histórico e uma reflexão sobre a atualidade das cidades. Na internet, permite uma interação na qual os leitores podem demonstrar como vêem os locais onde moram, nasceram ou com os quais têm algum tipo de relação", explica Nilson Vargas, editor-chefe do Diário Catarinense.

 

As fotos antigas utilizadas na série foram cedidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). As imagens foram tiradas pelo geógrafo, historiador, político e professor universitário Victor Antonio Peluso. Entre os anos de 1939 e 1946, Peluso percorreu todas as regiões catarinenses utilizando diferentes meios de transporte - ônibus, caminhão, carro de boi, canoa e até lombo de mula - e fotografou tudo. Parte do acervo chegou ao Instituto em um baú que, simbolicamente, a série impressa irá compartilhar com seus leitores.

 

Acompanhe o calendário e os temas de cada caderno:

 

Caderno 1 - 24/11
Região: Oeste, Meio-Oeste e Serra
Curitibanos; Piratuba; São Joaquim; Caçador; Lages; Chapecó; Joaçaba; Videira.

 

Caderno 2 - 27/11
Região: Sul
Araranguá; Criciúma; Cocal do Sul; Orleans; Jaguaruna; Tubarão; Laguna.

 

Caderno 3 - 30/11
Região: Vale catarinense
Rodeio; Ibirama; Timbó; Blumenau; Brusque; Gaspar; Itajaí

 

Caderno 4 - 4/12
Região: Norte
São Bento do Sul; Jaraguá do Sul; Araquari; São Francisco do Sul; Porto União; Joinville.

 

Caderno 5 - 7/12
Região: Florianópolis e região
Florianópolis; São José; Biguaçu; São Pedro de Alcântara; Palhoça; Imbituba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado