Cultura brasileira dá o tom da programação de fim de ano no Futura


Música e literatura nacionais em destaque no Natal e réveillon do Canal 

O Futura preparou uma programação bem brasileira de presente de Natal para a garotada, no dia 24 (terça-feira), com exibição dos cines especiais infantis Uma Professora Muito Maluquinha, às 21h, Palavra Cantada – Vem Dançar com a Gente, às 22h30, e Pequeno Cidadão, às 23h.

Estrelado por Paola Oliveira, o filme Uma Professora Muito Maluquinha é inspirado na obra homônima de Ziraldo sobre a jovem Catharina, que retorna à sua cidade natal, no interior de Minas Gerais, após concluir seus estudos na capital, para lecionar em uma escola primária. Apesar da aprovação dos alunos, o método de ensino pouco convencional da protagonista não é bem visto pelas professoras mais tradicionais. O elenco conta ainda com Chico Anísio, Ricardo Pereira e Max Fercondini, entre outros.

Com quase 20 anos de carreira, o conjunto musical Palavra Cantada, liderado por Paulo Tatit e Sandra Peres, apresenta dez clipes com canções divertidas para as crianças. Cada curta-metragem possui uma técnica especial de animação e de desenho.

Em seguida, o projeto Pequeno Cidadão, formado inicialmente pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra,Taciana Barros e Antonio Pinto, em 2008, apresenta um repertório com músicas infantis que tratam de temas como amor, a hora de largar a chupeta, futebol e animais, através de uma mistura de ritmos, que vai do pop rock ao forró. As canções são inspiradas nas experiências dos artistas na criação dos filhos.

A programação de réveillon, dia 31 (terça-feira), vai combinar música e literatura nacionais, começando com o EspecialAfinando a Língua - 2013, às 21h, no qual Tony Bellotto apresenta os melhores momentos da temporada. O Afinando mostra uma compilação que reúne diversos de estilos por meio dos convidados: LenineBráulio TavaresCidade NegraViviane Mosé,Zeca BaleiroFerreira GullarFor Fun, Thalita RebouçasGabriel, o PensadorPaulo LinsIsabela Tavianni, Martha Medeiros, o grupo Bossacucanova tocando Vinicius de Moraes, Paulinho MoskaJosé Miguel Wisnik, Nando ReisChacalMc Sapão, Hélio De La PeñaTeresa CristinaAdriana FalcãoZélia Duncan e Nelson Motta.

No mesmo dia, as lembranças afetivas de Ana Lontra Jobim vêm à tona na entrevista da ex-mulher do maestro Tom Jobim para a apresentadora e escritora Bia Corrêa do Lago no episódio especial de Umas Palavras, às 22h30. A conversa é acompanhada pela exibição do documentário A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo, dirigido por Ana. No filme, ela conta sua história amorosa e familiar e revela como aprendeu a observar e a fotografar a natureza a partir dos olhos de Tom. As imagens do documentário foram registradas na época da construção de sua casa no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York. No ar às 23h.

 

Cine Especial – Uma Professora Muito Maluquinha

Direção: André Alves Pinto

Exibição: 24/12, terça-feira, 21h                                                  

Reprise: 25/12, quarta-feira, 11h                                                 

Duração: 90 min                                                    

Classificação indicativa: livre

Elenco: Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Joaquim Lopes, Ricardo Pereira, Max Fercondini, Rodrigo Pandolfo, Lys Araujo, Elisa Pinheiro.

Resumo: Catharina foi enviada à cidade grande para estudar quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto, discípulo de Monsenhor Félix, que também retorna e acaba sendo procurado pelas tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. Sem contar que ele desperta atração nos homens da cidade, como Mário, Carlito e Pedro Poeta. Pressionada, Catharina encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido, que aflora em seu coração e fica cada vez mais forte.        

                  

Cine Especial - Palavra Cantada – Vem Dançar com a Gente

Exibição: 24/12, terça-feira, 22h30

Reprise: 25/12, quarta-feira, 21h

Duração: 30 min

Classificação indicativa: livre

 

Cine Especial - Pequeno Cidadão

Exibição: 24/12, terça-feira, 23h

Reprise: 25/12, quarta-feira, 21h30 e 29/12, domingo, 21h

Duração: 60 min

Classificação indicativa: livre

                  

Afinando a Língua Especial

Exibição: 31/12, terça-feira, 21h

Duração: 40 min

Classificação indicativa: livre

 

Umas Palavras Especial

Bia Corrêa do Lago entrevista Ana Lontra Jobim

Exibição: 31/12, terça-feira, 22h30

Duração: 30 min

Classificação indicativa: livre

                                     

Cine especial - A Casa do Tom– Mundo, Monde, Mondo

Direção: Ana Lontra Jobim

Exibição: 31/12, terça-feira, 23h

Reprise: 1/1, quarta-feira, 21h30

Duração: 50 min

Classificação indicativa: livre

Resumo: O documentário, lançado em 2007, foi dirigido e narrado pela viúva do cantor, Ana Jobim. Ela selecionou imagens, fotos, poemas, entrevistas do cantor a partir de 1987. O filme mostra o amor do compositor pela música, família e natureza, e é ambientado na casa que estava construindo no Jardim Botânico, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York.  O poema "Chapadão" inspirou Ana a fazer o filme, e Tom Jobim começou a escrevê-lo quando a casa do Jardim Botânico ainda estava sendo construída. "A casa levou quatro anos para ficar pronta e o poema, oito", contou Ana no documentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado