Cultura brasileira dá o tom da programação de fim de ano no Futura
Música e literatura nacionais em destaque no Natal e réveillon do Canal
O Futura preparou uma programação bem brasileira de presente de Natal para a garotada, no dia 24 (terça-feira), com exibição dos cines especiais infantis Uma Professora Muito Maluquinha, às 21h, Palavra Cantada – Vem Dançar com a Gente, às 22h30, e Pequeno Cidadão, às 23h.
Estrelado por Paola Oliveira, o filme Uma Professora Muito Maluquinha é inspirado na obra homônima de Ziraldo sobre a jovem Catharina, que retorna à sua cidade natal, no interior de Minas Gerais, após concluir seus estudos na capital, para lecionar em uma escola primária. Apesar da aprovação dos alunos, o método de ensino pouco convencional da protagonista não é bem visto pelas professoras mais tradicionais. O elenco conta ainda com Chico Anísio, Ricardo Pereira e Max Fercondini, entre outros.
Com quase 20 anos de carreira, o conjunto musical Palavra Cantada, liderado por Paulo Tatit e Sandra Peres, apresenta dez clipes com canções divertidas para as crianças. Cada curta-metragem possui uma técnica especial de animação e de desenho.
Em seguida, o projeto Pequeno Cidadão, formado inicialmente pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra,Taciana Barros e Antonio Pinto, em 2008, apresenta um repertório com músicas infantis que tratam de temas como amor, a hora de largar a chupeta, futebol e animais, através de uma mistura de ritmos, que vai do pop rock ao forró. As canções são inspiradas nas experiências dos artistas na criação dos filhos.
A programação de réveillon, dia 31 (terça-feira), vai combinar música e literatura nacionais, começando com o EspecialAfinando a Língua - 2013, às 21h, no qual Tony Bellotto apresenta os melhores momentos da temporada. O Afinando mostra uma compilação que reúne diversos de estilos por meio dos convidados: Lenine, Bráulio Tavares, Cidade Negra, Viviane Mosé,Zeca Baleiro, Ferreira Gullar, For Fun, Thalita Rebouças, Gabriel, o Pensador, Paulo Lins, Isabela Tavianni, Martha Medeiros, o grupo Bossacucanova tocando Vinicius de Moraes, Paulinho Moska, José Miguel Wisnik, Nando Reis, Chacal, Mc Sapão, Hélio De La Peña; Teresa Cristina, Adriana Falcão, Zélia Duncan e Nelson Motta.
No mesmo dia, as lembranças afetivas de Ana Lontra Jobim vêm à tona na entrevista da ex-mulher do maestro Tom Jobim para a apresentadora e escritora Bia Corrêa do Lago no episódio especial de Umas Palavras, às 22h30. A conversa é acompanhada pela exibição do documentário A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo, dirigido por Ana. No filme, ela conta sua história amorosa e familiar e revela como aprendeu a observar e a fotografar a natureza a partir dos olhos de Tom. As imagens do documentário foram registradas na época da construção de sua casa no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York. No ar às 23h.
Cine Especial – Uma Professora Muito Maluquinha
Direção: André Alves Pinto
Exibição: 24/12, terça-feira, 21h
Reprise: 25/12, quarta-feira, 11h
Duração: 90 min
Classificação indicativa: livre
Elenco: Paola Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco, Joaquim Lopes, Ricardo Pereira, Max Fercondini, Rodrigo Pandolfo, Lys Araujo, Elisa Pinheiro.
Resumo: Catharina foi enviada à cidade grande para estudar quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto, discípulo de Monsenhor Félix, que também retorna e acaba sendo procurado pelas tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. Sem contar que ele desperta atração nos homens da cidade, como Mário, Carlito e Pedro Poeta. Pressionada, Catharina encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido, que aflora em seu coração e fica cada vez mais forte.
Cine Especial - Palavra Cantada – Vem Dançar com a Gente
Exibição: 24/12, terça-feira, 22h30
Reprise: 25/12, quarta-feira, 21h
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre
Cine Especial - Pequeno Cidadão
Exibição: 24/12, terça-feira, 23h
Reprise: 25/12, quarta-feira, 21h30 e 29/12, domingo, 21h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: livre
Afinando a Língua Especial
Exibição: 31/12, terça-feira, 21h
Duração: 40 min
Classificação indicativa: livre
Umas Palavras Especial
Bia Corrêa do Lago entrevista Ana Lontra Jobim
Exibição: 31/12, terça-feira, 22h30
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre
Cine especial - A Casa do Tom– Mundo, Monde, Mondo
Direção: Ana Lontra Jobim
Exibição: 31/12, terça-feira, 23h
Reprise: 1/1, quarta-feira, 21h30
Duração: 50 min
Classificação indicativa: livre
Resumo: O documentário, lançado em 2007, foi dirigido e narrado pela viúva do cantor, Ana Jobim. Ela selecionou imagens, fotos, poemas, entrevistas do cantor a partir de 1987. O filme mostra o amor do compositor pela música, família e natureza, e é ambientado na casa que estava construindo no Jardim Botânico, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York. O poema "Chapadão" inspirou Ana a fazer o filme, e Tom Jobim começou a escrevê-lo quando a casa do Jardim Botânico ainda estava sendo construída. "A casa levou quatro anos para ficar pronta e o poema, oito", contou Ana no documentário.
Comentários