Sinal digital da RBS TV chega a Criciúma e Tubarão

Lançamento oficial será transmitido ao vivo no Jornal do Almoço desta terça-feira (10)

 

Criciúma e Tubarão, no Sul de Santa Catarina, recebem o sinal digital da RBS TV a partir desta terça-feira (10). A novidade garante imagens em alta definição – limpas, sem ruídos ou interferências. Telespectadores dos dois municípios podem receber o sinal digital da emissora, sintonizando em Criciúma o canal 9.1 e em Tubarão 11.1.

– As cidades do sul do Estado passam a integrar a rede digital da RBS TV, dando continuidade ao processo de expansão da tecnologia em SC. Reforçamos o comprometimento em levar o melhor para nosso público. A chegada da TV digital nestes municípios concretiza mais um passo da transformação no cenário das telecomunicações do país – destaca Mário Neves, diretor-geral da RBS TV em SC.

Para marcar o início da operação em Criciúma, será realizada uma cerimônia na manhã desta terça-feira, com autoridades, lideranças locais e a diretoria da RBS TV. O lançamento oficial será exibido ao vivo, às 12h.

O Jornal do Almoço será transmitido, excepcionalmente, em alta definição, apresentado diretamente da Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. O JA explicará questões técnicas da TV digital, tirando dúvidas dos telespectadores. Para comemorar a entrada das cidades na era digital, a equipe de jornalismo prepara também reportagens sobre os pólos do Sul do Estado, o potencial turístico da região e as perspectivas de desenvolvimento. Também irá ao ar um especial sobre o Criciúma Esporte Clube, que permanece na elite do futebol brasileiro.

Uma campanha publicitária sobre a TV Digital, com peças em televisão, rádio e outdoor, destacará a qualidade de som e imagem que a novidade proporcionará aos telespectadores. Os vídeos começam a ser veiculados a partir desta terça-feira. Esta é a primeira campanha a ser exibida em alta definição de som e imagem na região de Criciúma.

Em Santa Catarina, o sinal digital também está disponível em Biguaçu, Blumenau, Florianópolis, Garopaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e São José.

Saiba como sintonizar o sinal digital

Para sintonizar o sinal digital da RBS TV, o telespectador deve fazer uma busca automática dos canais no menu de seu aparelho e selecionar o desejado. Em Criciúma, estarão disponíveis as opções 9 (analógico) e 9.1 (digital) e em Tubarão o canal 11 (analógico) e 11.1 (digital).

Existem duas formas de receber o sinal digital da RBS TV no seu aparelho de televisão:

Recepção em Alta Definição (High Definition – HD): antena externa de UHF + TV HD ou Full HD. Se o aparelho de televisão não tiver conversor digital integrado, é necessário acrescentar o conversor digital externo (Set Top Box), entre a antena de UHF e o televisor.

Recepção em Definição Padrão (SD): Antena externa de UHF + conversor digital externo (Set Top Box) + TV analógica (SD). Utilizando-se desta opção, o telespectador poderá receber o sinal digital (não HD) no seu aparelho de televisão sem ruídos, nem chuviscos.

Embora os aparelhos de televisão analógicos (SD) possam receber o sinal digital – se acoplados a um conversor digital externo –  para desfrutar de todos os benefícios da nova tecnologia, o consumidor precisa comprar um televisor compatível com o novo padrão (HD).  Os aparelhos de TV analógicos continuarão recebendo o sinal analógico da RBS TV normalmente.

Vantagens do sinal digital

O sinal digital oferece uma transmissão com maior nitidez e um formato de tela de cinema (widescreen) – 16:9. Essa relação (16:9) representa a proporção entre a largura e a altura da tela, sendo que, com este formato, é possível visualizar mais áreas laterais do que na TV analógica, cuja relação é 4:3 – tela quase quadrada. Mobilidade e portabilidade também são vantagens da TV digital. Televisores portáteis, sintonizadores para uso em computadores e celulares com receptor são disponibilizados no mercado por diversos fabricantes.

Dúvidas quanto à novidade, explicações sobre o funcionamento do novo sistema, esclarecimentos em relação às questões técnicas e instruções sobre como sintonizar o canal digital estão disponíveis em www.rbstvdigital.com.br.

Ficha técnica da campanha

Agência: OneWG Multicomunicação

Diretor de Criação: Josué Orsolin

Criação: Heverson Rodriguez, Felipe Braz, Ricardo Pisani e Josué Orsolin

Finalização: Juliana Topolski

Revisão: Rodrigo Alves

Produção: Natália Góes

Produtora de vídeo: Cafundó Estúdio

Produtora de áudio: Batuque Música

Tratamento de imagem:  Pimentel Studio Criativo

Atendimento: Rafaela Rombaldi

Diretora de Atendimento: Adriane Santos

Aprovação cliente: Felipe Cordeiro e Viviane Piccinini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado