Rádio Cultura FM tem programação especial de final de ano

Entre os dias 16 de dezembro de 1 de janeiro, emissora transmitirá obras especiais e concertos exclusivos com as melhores orquestras do mundo. Maestro João Carlos Martins apresenta Oratório de Natal de Bach

 

Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, a Rádio Cultura FM dá início à programação especial de final de ano. Além de obras especiais espalhadas por toda a grade, concertos recentes e exclusivos irão ao ar diariamente das 12h às 14h, e discos recém-lançados no mercado internacional serão ouvidos nas noites dos dias 24 e 31.


A partir de segunda-feira, edições especiais do programa Concerto do meio-dia, com duas horas de duração, transmitirão apresentações recentes de algumas das melhores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim e Nova York, a Sinfônica de San Francisco e as orquestras da Rádio Bávara, Nacional Russa, do Festival de Budapeste e do Concertgebouw de Amsterdã. Destaque também para maestros e solistas do porte de Claudio Abbado, Michael Tilson Thomas, Mariss Jansons, Gustavo Dudamel, Nikolaus Harnoncourt, Iván Fischer, Yo-Yo Ma, Leonidas Kavakos, Mitsuko Uchida e Maria João Pires. A Osesp também marca presença (no dia 18), com o concerto que fez no Victoria Hall, em Genebra, durante sua última turnê, tendo Marin Alsop na regência e Nelson Freire ao piano.


Quatro concertos comemorativos, todos realizados em 2013, foram programados para o Natal e o Ano Novo: no dia 24, a Filarmônica de Berlim e o maestro Simon Rattle celebram os 50 anos de sua sede, a suntuosa Philharmonie, de Berlim; dia 25, os ouvintes podem conferir como foi o concerto que comemorou os 125 anos da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, considerada pela revista Grammophone como a melhor orquestra do mundo. Dia 31 é a vez do concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica Tcheca, sob regência de Jirí Belohlávek; e no dia 1 de janeiro de 2014, os ouvintes acompanharão como foi o concerto que marcou, no dia 2 de maio, a abertura do segundo Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Sob a batuta de Valery Gergiev, um repertório variado será interpretado tendo solistas do porte de Anna Netrebko, René Pape e Placido Domingo.


Além do Concerto do meio-dia, as viradas do Natal e Ano Novo terão programas especiais. Na véspera de Natal, dia 24, a partir das 21h, a Cultura FM traz o Oratório de Natal BWV 248 de Bach, numa gravação recente e com um especialista na obra do compositor: o maestro e pianista João Carlos Martins. Lançada pela gravadora Hyperion em novembro de 2013, essa versão do Oratório de Natal conta com Katherine Watson (soprano); Iestyn Davies (contratenor); James Gilchrist (tenor) e Matthew Brook (baixo), além da Orquestra da Era do Iluminismo regida por Stephen Layton.


Já no dia 31, às 23h, o programa Interlúdio entra em clima de celebração e festa e faz uma audição especial do disco "For the love of it", recém-lançado e dedicado a obra do compositor Wolfgang Puschnig. O músico austríaco nascido em 1956 mistura as fronteiras do jazz, da música popular e da livre improvisação, num disco que conta com a mezzo-soprano Bernarda Fink, além Mark Feldman (violino), Mike Richmond (contrabaixo), o próprio Puschnig no sax alto, um conjunto de vozes e outro de flautas.

 

Serviço

Programação de fim de ano CULTURA FM

(103,3 Mhz ou http://culturafm.cmais.com.br/)

Entre 16 de dezembro e 1 de janeiro de 2014

Todos os dias das 12h às 14h / Terça-feira, dia 24, a partir das 21h / Terça-feira, dia 31, a partir das 23h

Além de obras especiais espalhadas por toda programação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado