Estreias de maio: Philos traz documentários sobre Chaplin e Frida Kahlo e o espetáculo Otello


Serviço de video on demand da Globosat ainda estreia o doc "Consumismo", que analisa comportamento da sociedade moderna

Ícones da arte como o cineasta Charles Chaplin e a artista plástica Frida Kahlo são um dos destaques das estreias do mês de maio noPhilos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. O espetáculo Otello, com regência do maestro Riccardo Muti, e o documentário "Consumismo", de Richard Heap, fecham as novidades mais notórias do mês.

Como pode uma criança de rua, nascida em um dos bairros mais carentes de Londres, se tornar o homem mais famoso do mundo em apenas alguns anos? No documentário "Como Charles Criou Carlitos", produção conjunta da Steamboat Films, Lobster Films e a Chaplin Association, os diretores Serge Bromberg e Eric Lance exploraram o mistério deste sucesso quase instantâneo e este legado que já dura há mais de um século. O documentário revive a história de sucesso de Charles Chaplin, mostrando o nascimento de um artista cujo personagem, por si só, resume o que há de mais brilhante, expressivo e criativo no cinema.

Considerada por alguns especialistas como uma representante do surrealismo, Frida Kahlo se destacou ao defender o resgate à cultura asteca como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu. Além de sua importância e contribuição para o mundo artístico, sua residência - a famoso La Casa Azul - localizada no bairro de Cocoyacán, na Cidade do México, foi palco de diversos encontros marcantes e refúgio de artistas, intelectuais e até espiões na década de 30. Por ali passaram Diego Rivera, Leon Trotsk, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso e Marcel Duchampy, entre outros. O documentário "A Casa de Frida Kahlo", apresenta as aventuras da Casa Azul: suas festas, seus manifestos, seus casos de amor e suas traições - bem como sua mistura improvável de arte e revolução.

O documentário "Consumismo" é um convite à reflexão sobre o atual momento da humanidade e seus novos costumes e tradições. O diretor Richard Heap mistura imagens e vídeos antigos com entrevistas para abordar as questões do consumismo e apresentá-lo como um comportamento humano insustentável. A partir de uma análise científica e psicológica, Heap mostra como o capitalismo tem transformado as relações humanas criando um comportamento onde o "consumir" vem antes do "interagir". Este hábito utilizado como uma maneira de adquirir status é apresentada como uma armadilha, já que apesar de ser uma manifestação de liberdade também tem refletido na saúde, com doenças "modernas" como a depressão, a ansiedade e os vícios, além do impacto negativo no meio ambiente. 

Com regência do maestro Riccardo Muti, membro honorário da Royal Academy of Music e detentor do prêmio Prince of Asturias Award for the Arts, chega ao Philos o espetáculo "Otello". A ópera em quatro atos é interpretada pela Filarmônica de Viena e por membros da Orquestra Mozarteum Salzburg. A soprano Marina Poplavskaya é Desdêmona, o tenor Aleksandrs Antonenko faz Otello, o barítono Carlos Álvarez atua como Yago e o tenor Stephen Costello representa Cássio. Uma composição de Giuseppe Verdi baseada na famosa tragédia de Shakespeare, 'Otello' não só narra a história da ópera italiana desde Rossini, como apresenta um olhar para o futuro.

Todas as produções estarão disponíveis para os assinantes doPhilos, que podem assisti-las pela TV (através do decodificador da operadora parceira), pelo site www.philos.tv ou por tablets e celulares, através de apps específicos para tablets e smartphones (iPhones, iPads e dispositivos Android).

Outras estreias do Philos em maio

56 Up! (série - 3 capítulos) - Em 1964, a Granada Television reuniu um grupo de crianças de sete anos, vindos de toda a Inglaterra e de diferentes níveis sociais. Eles falaram de seus sonhos, ambições e de seus medos para o futuro. Por quase meio século, esta série acompanhou a vida deles a cada sete anos. Agora com 56 anos, descubra como eles estão e veja o que realizaram.

A Indústria dos Genes (Documentário) - O genoma humano é uma combinação única de 20 mil genes. Você sabia que, hoje, grandes corporações possuem cerca de 20% dos seus? A patente de genes humanos tem provocado discussões jurídicas e científicas ao redor do globo. Enquanto empresas de biotecnologia argumentam que as patentes contribuem em pesquisas médicas, outros questionam seu caráter ético e investimentos milionários. Neste documentário, o repórter Andrew Fowler viaja dos EUA à Austrália para ouvir os dois lados desta controvérsia.

Corrida de Touros em Pamplona (Documentário) - Todos os anos, durante oito dias em julho, uma manada de touros de combate toma conta de ruas de paralelepípedo na Espanha. Em busca de emoção, homens carregando bandanas vermelhas são atirados como pinos de boliche em uma perseguição assustadora. Neste documentário com acesso inédito à Corrida de Touros de Pamplona, câmeras deslizam por cabos aéreos sobre as ruas, registrando a partir de ângulos impossíveis, imagens da relação entre touro e corredor.

Os Mistérios do Vodu (Documentário) - O vodu é, para muitos, sinônimo de maldades e magia negra. É considerado suspeito, lembrando imagens de sacrifícios animais e bonecas mutiladas. Este documentário nos leva direto a este mundo escondido e impenetrável. Com permissão para filmar os praticantes de vodu, ele apresenta uma visão surpreendente desta religião muitas vezes mal compreendida.

Infra (Balé) - Em latim, "Infra" quer dizer "abaixo". Neste espetáculo criado para o Royal Ballet, o coreógrafo Wayne McGregor apresenta um retrato da vida sob a superfície da cidade. Com música de Max Richter e projeto visual de Julian Opie, o balé apresenta belos movimentos através de múltiplas camadas artísticas, oferecendo estímulos sinestésicos para o espectador.

Rigoletto (Ópera) - Para Giuseppe Verdi, a peça 'Le Roi s'Amuse', de Victor Hugo, foi "sem dúvida, o maior drama dos dias atuais". O conto sobre cadáveres, aleijados e bobos da corte inspirou a composição que se tornaria um grande sucesso na carreira de Verdi. Dividida em três atos, a ópera é regida por Massimo Zanetti e conta com a Orquestra e o Coro do Teatro Regio de Parma. O tenor Francesco Demuro interpreta o Duque, o barítono Leo Nucci é Rigoletto e a soprano Nino Machaidze dá vida a Gilda.

Código de Nárnia (Documentário) - Escritas há mais de 50 anos por C.S. Lewis, 'As Crônicas de Nárnia' ainda vendem 3,5 milhões de exemplares por ano. Poucos livros foram tão lidos e adorados em todo o mundo. Mas quando publicadas pela primeira vez, as histórias repletas de personagens aleatórios e acontecimentos inexplicáveis foram consideradas por muito críticos mais do que simples livros infantis. Qual seria, então, o real significado e a real mensagem por trás das crônicas de Nárnia? Haveriam mistérios escondidos nos livros?

Asas de Cera (Balé) - Com coreografia de Jiří Kylián e música de Bach, John Cage, Philip Glass e Heinrich von Biber, este balé apresenta uma série de movimentos orgânicos em meio a um jogo de luz e sombra. No centro do palco, uma árvore morta está suspensa, com sua coroa pendurada acima das cabeças dos oito dançarinos. Um foco de luz circula a árvore lentamente, como um planeta girando. A imagem que lembra um sol artifical, bem como o título do espetáculo, remetem ao mito de Ícaro, que tentou escapar da ilha de Creta voando com asas feitas de cera.

Judeus e Muçulmanos: Tão Longe e Tão Perto (Série - 4 capítulos) - Hoje, judeus e muçulmanos são vistos como o arquétipo de inimigos, como identidades polarizadas envolvidas em um conflito sem fim. No entanto, a tensão entre eles vem de apenas 150 anos atrás. Da Andaluzia ao Império Otomano, de Bagdá, Cairo e Djerba, até Córdoba e Istambul, Palestina e Israel, esta série mostra como a relação entre judeus e muçulmanos evoluiu ao longo do tempo.

Grandes Capitais do Mundo (Série - 5 capítulos) - Filmada totalmente em alta definição este documentário em série apresenta em cada um dos episódios tour guiado pelas mais famosa capitais do mundo. Nos primeiros cinco episódios conheça Helsinque, na Finlândia, o Vaticano, na Itália, Budapeste, na Hungria, Praga, na República Tcheca e Edimburgo, na Escócia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado