SÉRIE INÉDITA UNE CIÊNCIA A ILUSIONISMO PARA MANIPULAR SENTIDOS E REALIDADES

  
 Quatro especialistas fabricam situações para demonstrar que visões de mundo estão suscetíveis a influências imediatas
 
 
Alex Conran em cena da série
 

A realidade, o aspecto incontestável de toda experiência humana, é resultado da percepção; ela passa por nossos sentidos antes mesmo de nos darmos conta disso. Analisando sob esta perspectiva, a ideia de que grande parte da visão de mundo, de nossos valores e convicções, foi previamente "fabricada" não parece tão absurda.

Na segunda-feira, 28 de julho, às 22h20, a nova série do Discovery CONTROLADORES DA MENTE (The Mind Control Freaks) surpreende os telespectadores ao unir ciência e ilusionismo com a ajuda de especialistas que enganam os sentidos e distorcem a realidade de participantes em frente às câmeras. 

Amor, senso de justiça, ética, moral e autocontrole viram objetivos de manobra para apresentadores obstinados a provar que têm poder e técnica para influenciar qualquer pessoa. Todas as segundas serão exibidos dois episódios em sequência. Nestes episódios eles demonstram o quão vulneráveis ficamos diante daqueles que possuem o conhecimento e as habilidades para manipulação de mentes. 

Alexis Conran, Liv Boeree, Lewis Le Val utilizam o ilusionismo, hipnose, pressão social, além nas noções de conformidade e obediência para modificar a realidade percebida por participantes desavisados. A cada semana, os apresentadores montam números – alguns complexos, outros feitos na rua – para demonstrar suas habilidades. Depois, a ciência entra em cena na explicação dos processos que enganam os sentidos e deixam a todos com a sensação de "como é possível?!".

Durante a primeira temporada, o telespectador verá como um grandalhão perde completamente a força diante do poder da sugestão ou como um rapaz apaga a noiva de sua memória por alguns minutos. As câmeras flagram pessoas que, depois de influenciadas, testemunham contra um inocente e a reação de um boxeador diante de um dos mais difíceis desafios de sua carreira: esmagar um copinho plástico.

Os apresentadores de CONTROLADORES DA MENTE formam uma equipe multidisciplinar. Alexis Conran é o mágico e mestre do ilusionismo que ficou conhecido pela participação na série "The Real Hustle"; Liv Boeree é uma jogadora de pôquer de fama internacional, sua licenciatura em física e charme impressionam tanto quanto seus blefes; Lewis Le Val é especialista em hipnose; e Pete Wardell é considerado um dos melhores mágicos nas modalidade close-up (na qual o observador fica muito próximo do mágico) e Sleight of hand (envolve truques com cartas e moedas que dependem de muita habilidade na hora de esconder a mostrar os objetos).

Juntos, eles dão nós na cabeça de participantes estupefatos que perdem o controle sobre suas próprias ações. A única certeza é que, depois de passarem pela série, essas pessoas dificilmente acreditarão em seus próprios olhos.

CONTROLADORES DA MENTE é uma produção da Objective Productions para a Discovery Networks International. Rob Holloway é o produtor da Discovery Networks International. Paul Gilheany e Andrew Newman são os produtores executivos para Objective Productions.

Abaixo, a descrição dos dez episódios da primeira temporada

EPISÓDIOS 1 E 2
Estreia: Segundo-feira, 28 de julho, às 22h20

Pete e Alex encenam um assalto e influenciam as testemunhas a apontarem um inocente como autor. Lewis aposta que participantes não conseguem se lembrar de números de identificação que utilizam diariamente. Liv mostra como é fácil perder algo que está bem na sua frente. No segundo episódio Liv e Lewis utilizam o poder da sugestão para minar toda a força de um grandalhão. Transeuntes usam spray de pimenta contra estranhos e Alex assusta clientes ao vender roupas de um recém-falecido.


EPISÓDIOS 3 E 4
Estreia: Segunda-feira, 4 de agosto, às 22h20

Pete e Alex testam o estômago de participantes desavisados fazendo-os trabalhar ao lado de uma pessoa morta. Lewis manipula um homem para que ele pense que Liv é sua namorada – a ilusão dura até que a namorada de verdade aparece e pergunta quem é a nova rival. No quarto episódio Alex interpreta um estilista de celebridades e sugere roupas ridículas a mulheres que ficam contentes com a consultoria gratuita. Liv marca encontros às cegas com rapazes – durante o jantar, ela sai de cena e outra garota assume seu lugar sem que os pretendentes percebam.

EPISÓDIOS 5 E 6
Estreia: Segunda-feira, 11 de agosto, às 22h20

Alex quer provar que as pessoas acreditam na sorte. Ele convence um participante de que ele tem um amuleto da sorte e que em hipótese alguma pode pode perdê-lo. Depois, o sujeito experimenta uma série de vitórias incríveis. Será que a crença na sorte ficou tão forte a ponto de fazê-lo arriscar a própria vida deliberadamente? Na sequência Lewis demonstra que a dor está na mente ao fazer pessoas comerem pimentas como se fossem petiscos. Alex distribui um cartaz de "procurado" com seu próprio rosto estampado – será que os pedestres apressados perceberão? Finalmente, o "doutor" Alex e o "paciente" Pete testam o poder do jaleco branco.

EPISÓDIOS 7 E 8
Estreia: Segunda-feira, 18 de agosto, às 22h20

Lewis cria um boneco de vudu e um sujeito desavisado sente as dores da mágica. Alex convence pedestres a lhe entregarem as chaves de seus carros sem qualquer motivo contundente. Pete está nas ruas de Londres para mostrar que colocar a fé antes da razão pode custar caro. No episódio seguinte Lewis e Liv hipnotizam pessoas que procuram emprego de forma que eles só conseguem dizer a verdade – depois, eles os entrevistam. Pete finge que esconde um filhote de cachorro e um bebê no porta-malas de um carro. Alex usa o teste de DNA para "ler" a personalidade de nova-iorquinos – mas, na verdade, a análise toda é papo furado.

EPISÓDIOS 9 E 10
Estreia: Segunda-feira, 25 de agosto, às 22h20

Lewis usa o poder da sugestão para ajudar pessoas a resolverem o cubo mágico. Alex faz as pessoas sentirem seu novo perfume: água pura. Liv convence um estranho a mentir para o chefe. No último episódio Alex usa manequins e técnicas de manipulação para convencer um participante de que seu senso moral fora afetado por mensagens subliminares. Eles passam a analisar a forma como as pessoas se comportam enquanto acreditam não ter nenhuma responsabilidade sobre seus atos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado