Ferreira Gullar fala sobre poesia em episódio inédito da série Super Libris


 

O programa vai ao no dia 29/2, segunda, às 21h, no SescTV



Foto: Stephanie Saramago

 

"Não conheço nenhuma definição satisfatória para poesia", diz um dos mais importantes poetas da literatura brasileira, Ferreira Gullar, que ocupa, desde dezembro de 2014, a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras. Nascido José Ribamar Ferreira, o maranhense é entrevistado no episódio Poesia, a Inútil Essencial, que o SescTV exibe no dia 29/2, segunda, às 21h. Inédito, o programa integra a série Super Libris, que tem direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero.

 

"Poesia faz parte da invenção da realidade do ser humano", comenta Gullar. Para ele, as pessoas são seres culturais, que apesar de terem nascido da natureza, vivem no mundo da cultura, e este possui a poesia como um de seus componentes. Segundo Gullar, atualmente há pouco espaço para poemas nos suplementos literários, ao contrário do que aconteceu no passado. 

 

Gullar fala sobre o verso livre, sem metrificação, que não obedece a regras da poesia tradicional, encontrados nos poemas do norte-americano Thomas Stearns Eliot e do alemão Rainer Maria Rilke. "O Rilke muitas vezes é metrificado também, mas com uma concepção nova da metrificação", explica. O maranhense conversa ainda sobre o nascimento da poesia; sobre a Academia Brasileira de Letras; e sobre a imortalidade e a morte.

 

Gullar participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual mostra o lugar em que escreve, e do Primeira Impressão, onde sugere o livroQuartos Quartetos, de Thomas Stearns Eliot. Além desses, o episódio apresenta os quadros: Orelhas, sobre os poetas Charles Baudelaire e Octavio Paz; Prefácio, com Gabriela Romeu, jornalista e documentarista, especializada em produções para crianças, que indica dois livros de José Paulo Paes: Uma Letra Puxa a Outra, com ilustrações de Kiko Farkas, e Vejam Como Eu Sei Escrever, com ilustrações de Alex Cerveny; Quarta Capa, que traz a internauta Amanda Azevedo, do blog Lendo e Comentando, que fala sobre o livro Toda Poesia, de Paulo Leminski; e Ptolomeus, que visita a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, temática em poesia, situada no bairro de Pinheiros, na capital paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado