Programação em homenagem aos 90 anos de Sir Attenborough resgata imagens coloridas inéditas da década de 50, dia 24 de maio no BBC Earth



 

A série Zoo Quest in Colour apresenta material nunca visto, que equipe da
Unidade de História Natural da BBC encontrou em arquivos da TV do Reino Unido

Nesta terça-feira, 24 de maio, o BBC Earth dá continuidade à programação especial em homenagem aos 90 anos do naturalista britânico Sir David Attenborough.  Às 22 horas, o canal apresenta Zoo Quest in Colour, série inédita de dois episódios que vão ao ar na sequência. O programa resgata imagens gravadas em 1954 para o programa Zoo Quest da BBC. Como nesta época, as imagens da TV britânica eram em preto e branco, por mais de 60 anos, ninguém soube que as cenas haviam sido gravadas em cores.

Com formato inovador, Zoo Quest foi o primeiro programa de história natural no qual Sir Attenborough viajava pelo mundo atrás de animais selvagens em seus habitat. Captadas em filmes coloridos, as primeiras expedições a Serra Leoa (África) e à Guiana (América do Sul) registraram belas imagens dos animais e das culturas locais. Apenas recentemente, estes filmes foram encontrados pela equipe da Unidade de História Natural da BBC e recuperados para exibição durante as homenagens.

Na sequência, às 23h55, vão ao ar dois episódios de Attenborough's Natural Curiosities. O primeiro programa mostra como partes do corpo da sucuri e dos camelos têm a capacidade de esticar e encolher. O segundo programa revela curiosidades sobre hábitos alimentares de baleias e flamingos.

A programação especial será encerrada na terça-feira, dia 31 de maio, às 22 horas, com o especial inédito Attenborough at 90. Conduzido pela apresentadora Kirsty Young, o programa é uma grande entrevista com o naturalista, que conta para uma plateia sobre os bastidores dos programas e relembra momentos importantes de sua carreira. Nesse dia também serão exibidos o programa Attenborough and the Giant Dinosaur e dois episódios da série Attenborough's Natural Curiosities.

Sinopses da programação do dia 24 de maio:

Às 22 horas
Zoo Quest in Colour (2016)

Em 1954, Sir Attenborough estreava o programa Zoo Quest, que tinha um formato inovador, pois registrava animais selvagens em seus habitat naturais. Mais de 60 anos depois, a equipe da Unidade de História Natural da BBC descobriu que as primeiras viagens,  a Serra Leoa (África) e à Guiana (América do Sul), foram captadas em filmes coloridos, que permaneciam guardados e desconhecidos.

Recuperadas por meio da mais recente tecnologia e com qualidade de alta definição, estas cenas coloridas inéditas ilustramZoo Quest in Colour. "Eu fiquei surpreso em saber que eles tinham todos estes negativos coloridos guardados", afirmou Sir David. "Ninguém nunca viu estas imagens em cores".

Nos dois episódios, que vão ao ar na sequênciao espectador é apresentado a belas e imagens de animais, como aves de penas exuberantes e camaleões misturando-se à paisagem em cores nítidas. Também conhece histórias contadas pelo próprio Sir David sobre a produção. O sucesso de Zoo Quest foi tamanho na época que influenciou a criação da Unidade de História Natural da BBC, em 1957.

Às 23h55
Attenborough's Natural Curiosities- Dois episódios 

Com uma carreira de mais 60 anos apresentando os programas de história natural da BBC, Sir David Attenborough já conheceu as mais extraordinárias criaturas da natureza. Algumas, porém, continuam a intrigá-lo por sua biologia curiosa e aspectos de seu comportamento. A série Attenborough's Natural Curiosities é focada nestes animais.

No primeiro episódio desta noite, o naturalista mostra como os corpos de duas espécies são capazes de esticar e encolher. A sucuri, por exemplo, é uma espécie de cobra pode engolir presas inteiras que medem até duas vezes o seu tamanho. Já nos camelos, suas corcovas conseguem dobrar de peso a fim de que estes animais reservem energia para percorrer grandes distâncias.

No episódio seguinte, são mostradas curiosidades relacionadas a hábitos alimentares. As baleias-azuis são os maiores animais do planeta, mas, apesar dos corpos enormes, paradoxalmente elas têm como base alimentar pequenos seres marinhos. Os flamingos, por sua vez, alimentam-se de uma forma muito peculiar: ficam de cabeça para baixo para capturar e engolir a comida.

Sir David Attenborough 

Nascido em 8 de maio de 1926, o naturalista britânico é o principal representante dos programas de história natural da BBC há mais de 60 anos. Com sua voz calma, ensina os espectadores a admirarem os animais, trazendo informações precisas sobre cada espécie e a vida na natureza selvagem.

Sir David Attenborough formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge. Desde 1952, trabalha para a BBC, e foi com o programa Zoo Quest, de 1954, que lançou o formato de viagem nos programas de natureza.

 

Conheça a programação completa de homenagens:

●Terça-feira, 31 de maio
22:00- Attenborough at 90 
Especial inédito uma retrospectiva da carreira de Sir Attenborough, com imagens das principais produções e curiosidades que ele conta sobre os bastidores dos programas.

23:00- Attenborough and the Giant Dinosaur- Primeiro episódio 
Dois anos de pesquisas em ossadas encontradas na Argentina, confirmaram a descoberta do maior dinossauro que já existiu na Terra.

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Terceira temporada – Dois episódios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado