O Teatro na Literatura é tema de episódio da série “Super Libris”


 

A questão é analisada pela dramaturga Renata Pallottini, no dia 25/7, segunda, às 21h, no SescTV


Foto: Piu Dip.

 

A série Super Libris apresenta o episódio Teatro é Literatura?com a dramaturga e tradutora Renata Pallottini, que discute se o teatro faz parte da literatura. Com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o programa seráexibido no dia 25/7, segunda, às 21h, e pode ser assistido também em sesctv.org.br/avivo.

 

Renata diz que as peças teatrais estão inseridas na literatura mundial e conceitua o que pensa sobre essa arte. "Teatro é uma forma de literatura escrita, que promove um ponto de partida, um roteiro inicial" comenta. Ela expõe que no teatro, o ator pode inventar e movimentar o roteiro inicial e que algumas peças são boas para serem lidas, como as do dramaturgo William Shakespeare e as tragédias gregas, e outras dependem de encenação, do espetáculo e da presença dos atores, como é o caso das peças do dramaturgo alemão Bertholt Brecht.

 

Segundo Renata, muitos autores não pensavam que suas peças se tornariam literatura, mas, com o passar do tempo, diversos deles notaram que poderiam ter suas obras "eternizadas" em livros, resultando em literatura. "Eles começaram a perceber, inclusive, que poderiam ser transformadas em documentos de uma evolução do teatro", afirma. A dramaturga conclui dizendo que não há efemeridade no teatro. "Morre o espetáculo, mas não morre o texto".

 

Renata participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro Hamlet, de William Shakespeare. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre o dramaturgo Dario Fo, da Itália, e William Shakespeare, da Inglaterra; Prefácio, com a documentarista e jornalista Gabriela Romeu, que indica as obras de Karen Acioly; Quarta Capa, com a vogler Juliana Gervason, do blog O Batom de Clarice, que comenta sobre o livro O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; e Ptolomeus, com a diretora de teatro Lígia Cortez, que fala sobre a Biblioteca Raul Cortez, localizada na capital paulista, especializada em teatro e na literatura teatral.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado