Drauzio Varella conta a Bial detalhes de “Presidiárias” nesta sexta-feira, dia 12

 

O sistema carcerário brasileiro é o quarto maior do mundo, com mais de 600 mil presos. Apesar dessa magnitude, são poucas as pessoas que, de fato, conhecem essa realidade. Uma delas é Drauzio Varella, médico e escritor que realiza trabalho voluntário em penitenciárias há quase 30 anos. "Para entender a cadeia, é preciso passar um bom tempo junto com eles, os presos", afirma no 'Conversa com Bial' desta sexta-feira, dia 12.

 

Conhecedor do tema, ele já escreveu os livros "Estação Carandiru" e "Carcereiros", que inspirou a série homônima com estreia prevista para o dia 8 de junho pelo Globo Play. Agora, lança o último livro da trilogia: "Presidiárias". Nele, conta suas experiências de mais de 10 anos atuando em penitenciárias femininas. "O primeiro sinal de que você está em um presídio feminino é o tamanho da fila em dia de visita. As detentas são abandonadas pelos namorados, maridos, pelas mães. Os homens visitam muito pouco as mulheres", comenta Drauzio.

 

Tanto a experiência de vida como a experiência profissional levam o médico a refletir sobre um aspecto crucial na vida das mulheres, presas ou não: a liberdade. "Toda mulher é aprisionada de alguma forma, desde sempre. Ela é limitada pela família, tem que se comportar de maneira diferente, não pode andar sozinha na rua quando for muito tarde. A cadeia é o único lugar em que a mulher tem liberdade sexual", ressalta o Drauzio.

 

Quanto mais o médico conta, mais se aprende, mais se compreende desse mundo do qual tão pouco se sabe. Uma história que merece ser vista, ouvida e lida.

 

Exibido após o 'Jornal da Globo', 'Conversa com Bial' tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado