Meridional chega às telas como uma série sobre design e arquitetura

Projeto protagonizado pela pesquisa cultural de povos da América do Sul tem curadoria do designer Rodrigo Almeida
Exiba imagens para confirmar leitura

Design, cultura, arte e filosofia. Esses são os principais elementos da série documental Meridional. O documentário produzido pela Spaghetti Filmes, que tem curadoria do designer Rodrigo Almeida, possui 5 episódios de 30 minutos, que têm o objetivo de revelar lugares que de alguma forma testemunham o cruzamento cultural dos povos do sul da América do Sul. 
Com a proposta de elucidar o desenvolvimento da "estética meridional" através de apontamentos históricos, antropológicos e literários, combinando esses discursos com a arquitetura local e a produção de itens (mobiliários, vestimentas, arte, culinária...). Destacando personagens que se sobressaem pela produção de bens culturais e revelando reflexão para outras partes do mundo.

A escolha meridional

O tema sugere a pesquisa e a observação da relação do Sul da América do Sul com o resto do mundo. Através de seus modos e costumes particulares, quais são as relações entre os criadores e seus objetos que resultam em uma cultura material única? 
Meridional (latim meridionális, a posição do sol ao meio-dia) é uma qualificação que abrange tudo o que se refere a Sul. 
Os meridionais, se assim pudéssemos classificar os povos sulinos da América do Sul, localizam-se em um espaço geográfico que abrange 5 nações: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. 
Nesse território demarcado, percebe-se o compartilhamento de afinidades culturais e estéticas de povos que desenvolveram uma forma específica de se relacionar com o espaço e as coisas e que merecem uma renovada apreciação artística e material.

São referências as inúmeras ondas de imigrações, as questões de miscigenação e a reverberação estética desse caldeirão cultural nas demais formas de expressão das artes visuais.

Locais visitados: Uruguai: Pueblo Garzón, Colônia de Sacramento; Brasil: Jaguarão, São Paulo; Argentina: Buenos Aires, Ushuaia e Chile: Santiago, Parque Torres del Paine.

Confira o teaser de divulgação da série: http://vimeo.com/208529467.

Ficha Técnica:

Apresentador
Gabriel Costa Sachett
Sócio da SAL Design Office e da Studiopata Design. Mestre em Letras, cultura e regionalidade e autor do livro Drummond: A Origem de um Enigma. Formou-se em direito na Universite Paris 2 - Sorbonne/Assas, com especialização na Corte Internacional de Haia/Holanda e na Escola Barão Rio Branco no Rio de Janeiro, sendo sócio do escritório SRB Advogados www.srbadvogados.adv.br. É fluente em francês, inglês, italiano e espanhol.

Curador
Rodrigo Almeida
É natural e São Paulo e atua como designer de mobiliário e de interiores. Considerado pela mídia especializada como um dos maiores talentos brasileiros da nova geração, leva para seus trabalhos a cultura ancestral brasileira dentro de um repertório contemporâneo e universal. O CNAP - Centre National de Artes Plastiques adquiriu dois de seus projetos para o acervo permanente do museu Centre Georges Pompidou em Paris www.studiorodrigoalmeida.com.

Diretor
Lissandro Stallivieri
Jornalista profissional diplomado com pós-graduação em Artes Visuais atua como Roteirista e Diretor Cinematográfico há 20 anos, tendo roteirizado e dirigido dezenas de filmes e vídeos publicitários, bem como filmes de ficção e documentários.

Produtora Executiva
Janete Kriger
Como fotógrafa de arte e produtora de filmes, já participou de dezenas de trabalhos audiovisuais. Produtora executiva do longametragem "O céu sobre mim", último filme do diretor italiano Gian Vittorio Baldi, filmado no Sul do Brasil em 2011 e lançado em 2014 no Festival de Cinema de Gramado.

Empresa Produtora Responsável
Spaghetti Filmes
Empresa produtora brasileira independente com sede no Rio Grande do Sul e representação no Rio de Janeiro e em Vicenza, norte da Itália. Atua desde 2003 na realização de filmes comerciais e artísticos. Foi a produtora do último longa do diretor italiano Gian Vittorio Baldi, um dos nomes mais representativos do cinema de arte da Europa com centenas de prêmios e reconhecimentos, incluindo Leoões de Ouro em Veneza e uma indicação ao Oscar. http://www.spaghetti.com.br.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado