Globo tem nove trabalhos selecionados para a 12ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico


Pela primeira vez, marcas de programas da casa foram selecionadas para compor a mostra na categoria Identidade Visual

 

O trabalho minucioso de criação e produção das aberturas, logos e vinhetas de programas e novelas da Globo foi novamente reconhecido pelo mercado. Nove peças foram selecionadas para compor a 12ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, que será realizada em Brasília, entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro. Estarão participando da Bienal seis aberturas, inscritas na categoria Motion Design, e três marcas de produtos da Globo que, pela primeira vez, foram selecionados na categoria Identidade Visual. Em Motion Design estão as aberturas de 'Velho Chico', 'I love Paraisópolis', 'Amorteamo', 'Sete Vidas', 'Rock Story' e 'Haja Coração'. Já em Identidade Visual foram escolhidos os logos e vinhetas dos programas 'É de Casa' e 'Mais Você', além do projeto desenvolvido para a Globo Filmes. O resultado marca um número recorde de peças criadas pela Comunicação da Globo e selecionados para a Bienal que, em 2015, contou com cinco trabalhos da empresa, incluindo uma menção honrosa para a abertura da novela 'Meu Pedacinho de Chão'.

Na estreia de trabalhos na categoria Identidade Visual está o novo logo do programa 'Mais Você', modificado para acompanhar a importante evolução pela qual a atração passou nos últimos anos. Em sintonia com a linguagem atual, foi criado um logotipo mais visual, sintetizando de forma direta e contemporânea o nome e conceito do 'Mais Você'. As palavras derem lugar a símbolos e ícones, como o + e o vc, modernizando a comunicação. O coração, carro chefe da identidade antiga e marca registada do matinal, ganhou ainda mais força e destaque, acompanhado de uma nova paleta de cores, ampliada para permitir variações cromáticas e conferir flexibilidade e dinamismo à identidade. Já para a estreia de um formato de programa totalmente novo na Globo, a identidade visual do 'É de Casa' usou como referência a casa como um espaço para dividir temas e atividades. Para isso, foi criado um ícone facilmente identificável como uma casa, desenhado em linhas contínuas e com destaque para o termo É bem no centro, ressaltando que toda ação se desenrola ali no interior, independente de ser na sala, na cozinha, no quarto ou na garagem. Último trabalho da Globo na categoria, a nova identidade visual da Globo Filmes foi lançada em 2015 e construída a partir da evolução da tradicional logo da empresa, mantendo a ideia original, do globo envolto em rolos de filme, mas sob o conceito minimalista, em traço, alinhada à logo da Globo. A nova versão deixou de lado o globo prateado e apresentou um globo branco, contornado por fitas também brancas. Para finalizar o trabalho, a nova identidade passou a ser apresentada em diferentes cores, que compõem a paleta para anúncios impressos.

Entre os trabalhos selecionados na categoria de Motion Design, a abertura da novela 'Velho Chico' se destaca pela verdadeira obra de arte que formou a peça. Inspirada no muralismo, teve como base um grande painel de MDF, que trouxe a fusão de micro-histórias entalhadas pelo artista Samuel Casal e coloridas pelas mãos do pintor e ilustrador Mello Menezes. Cada detalhe da obra, como o conto da índia Iati e conceitos como o do São Francisco como um Rio Cardume (de onde brota a vida, que alimenta paixões e de onde nasce a tropicalidade), foram apresentados na abertura por partes, captadas pela gravação com câmeras de mão e traduzindo não somente a dimensão emocional da trama de Benedito Ruy Barbosa, mas todas as histórias, lendas e emoções que nascem às margens do rio São Francisco.

 

A lista conta também com a abertura de três novelas exibidas no horário das 19h, reconhecido por suas tramas mais leves e cômicas. É o caso da abertura de 'I Love Paraisópolis, que tem como diferencial o incentivo e destaque a talentos da comunidade. Todo produzido em stop motion, o trabalho tem bonecos e esculturas do mecânico/ escultor Antônio Ednaldo da Silva, o Berbela, que em seu tempo livre transforma sucata em arte. A música de Victor Kreutz, ex-morador de Paraisópolis, que ainda trabalha na comunidade, é a trilha sonora. O jovem foi descoberto pela produção da novela por meio de um teste para elenco de apoio. Já a abertura de 'Haja Coração' teve como inspiração um caleidoscópio para representar a diversidade da cidade de São Paulo, onde a trama se passava. Uma mistura múltipla, pop, dinâmica e completamente frenética foi criada para o trabalho, que contou com o uso de muitos materiais em 3D e técnicas de composição digital. Ainda em exibição na Globo, a abertura de 'Rock Story' também faz parte da lista e pode ser descrita como um trabalho pop, colorido e vibrante, mas com um olhar totalmente voltado para representar a força da música, do amor e da juventude num fluxo constante de estilo e atitude. A estética psicodélica foi inspirada nos cartazes do final dos anos 60 e início dos 70, a era do amor.

 

Representante do horário das 18h, a abertura de 'Sete Vidas' também foi selecionada. Marcada pelo uso de imagens reais, de arquivo pessoal e cedidas pelos membros da equipe de Comunicação da Globo, o trabalho fazia com que, ao acompanharem a exibição do trabalho, as pessoas se sentissem imersas em cada cena, como se assistissem a fragmentos de suas próprias vidas como uma viagem, um passeio de bicicleta, uma ultrassom de gravidez e as mãos dadas de um bebê com seu pai, todas embaladas pelo som de 'What a Wonderful World', na voz do cantor Tiago Iorc. A sequência de cenas remetia ao enredo da novela, feito de encontros, descobertas e a forma como as vidas se cruzam e se relacionam. Fechando a lista de trabalhos na categoria Motion Design, está a abertura da série 'Amorteamo', que tem como elemento principal a rosa e destaque para a produção totalmente em 3D, simulando uma animação de stop motion real. A escolha da flor se deu por ser utilizada tanto para representar o amor quanto a morte, sendo oferecida à pessoa amada e também colocada sobre o túmulo. Nesse sentido, a narrativa da abertura se entrelaça com a história, representando o amor é mais forte do que a própria morte. Em 2016, a abertura de 'Amorteamo' conquistou a medalha de ouro no PromaxBDA Promotion Marketing & Design Global Awards, a principal premiação mundial no segmento de marketing televisivo, na categoria 'Program Open'.

 

Promovida desde 1992 pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, a Bienal é reconhecida como um dos eventos mais importantes do segmento no país. Criada para premiar o trabalho de designers brasileiros, seleciona projetos que se destaquem em quesitos como arte, criatividade, inovação, engajamento social e tecnologia. A 12ª edição, que marca os 25 anos de existência da Bienal, acontece pela primeira vez em Brasília, na Caixa Cultural Brasília, entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro.

 

Confira as aberturas nos links:

 

·         'Velho Chico': https://www.youtube.com/watch?v=be8eSSiZrhM

·         'I Love Paraisópolis': https://www.youtube.com/watch?v=Y7jUmD9dtvE

·         'Haja Coração': https://www.youtube.com/watch?v=hmGN1A2B1aY

·         'Rock Story': https://www.youtube.com/watch?v=mO8W0r0bFLs

·         'Sete Vidas': https://www.youtube.com/watch?v=jbu18WJR2gU

·         'Amorteamo': https://www.youtube.com/watch?v=Bc4wnyjrf7o

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado